Quais cuidados se deve ter com a voz?
A voz humana consiste no som que é produzido usando suas pregas vocais. O mecanismo que gera a voz utiliza os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, véu palatar e mandíbula. A voz é produzida na laringe, onde se localizam as pregas vocais (cordas vocais). Ao respirarmos, elas se abrem e o ar entra e sai dos pulmões. Ao falarmos, elas se aproximam e o ar que sai dos pulmões, passando pelas pregas vocais, produz uma vibração que é a voz. As pregas vocais, juntamente com os articuladores, são capazes de produzir sons altamente complexos. O tom da voz pode ser modificado para sugerir diferentes emoções como raiva, surpresa ou felicidade. Neste post, daremos dicas importantes para que você mantenha sua voz saudável, e falaremos da importância e de curiosidades sobre a voz.
Importância da Voz
A voz é uma das extensões mais fortes da nossa personalidade. Por meio dela, revelamos sentimentos, mesmo que o discurso não queira revelar exatamente o que sentimos. É também o instrumento de comunicação mais imediato que existe, e este elemento fundamental pode revelar diversas sensações do corpo humano como entusiasmo, cansaço, ansiedade ou estado de humor. A voz pode também expressar sua personalidade e sotaques que definem a região de onde o indivíduo veio. Ela ainda recebe influência de hormônios (masculinos, femininos e de crescimento) e também de nossas emoções ou de nosso estado físico.
A importância da voz vai muito além da mensagem a ser compreendida, pois com ela pode-se transmitir confiança, liderança, credibilidade e assertividade. Todos esses quesitos precisam de harmonia e coerência. Por tudo isso, manter a voz saudável faz toda a diferença, principalmente se você é um profissional da voz, ou seja, utiliza-a como instrumento de trabalho, como os professores, políticos, apresentadores, cantores, atores, radialistas, etc.
A voz precisa de cuidados
É importante ficar atendo aos seguintes sinais que a voz nos dá. Ficar rouco com frequência ou rouquidão por mais de 15 dias, fadiga vocal prolongada ou sem motivo específico, pigarro e dor na região da garganta, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são alguns sinais de que algo vai mal. Nesses casos, é importante procurar ajuda profissional especializada, como um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. No caso dos profissionais da voz, o fonoaudiólogo pode atuar também na parte de prevenção e aprimoramento vocal, evitando esses sinais e potencializado sua eficiência vocal. Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia. Veja as dicas para cuidar da sua voz::
- - Beba bastante água, que hidrata as pregas vocais para melhor flexibilidade e vibração
- - Mantenha uma alimentação equilibrada e mastigue bem os alimentos
- - Durma bem; 8h de sono é o recomendado
- - Mantenha o corpo ativo, com momentos de lazer e de atividade física
- - Mantenha um boa postura e respire calmante durante a fala
- - Não fume
- - Evite competir com ruídos externos. Não tente competir com som alto ao seu redor, aumentando o volume da sua voz para superá-los
- - Não grite. Ao falar em público, opte pelo microfone. Evite também sussurros
- - Evite bebidas alcoólicas e café em excesso
- - Evite excesso de condimentos na comida, como pimenta
Existe um mito que o gengibre cura rouquidão ou que só exerce efeitos positivos sobre a voz. Mas a verdade é que, no primeiro momento, o gengibre apenas anestesia o trato vocal. Quando temos dor de garganta, automaticamente falamos menos e mais baixo. Com o efeito anestésico, nos iludimos e continuamos usando a voz de maneira inadequada. Por isso, o gengibre é recomendando apenas para momentos de repouso vocal. Pois assim aliviamos a dor e usufruímos do seu efeito anti-inflamatório de maneira adequada, sem machucar ainda mais nosso trato vocal.
Quando há um abuso no uso da voz, é necessário um período de descanso, portanto, ficar calado por um tempo ajuda bastante para que sua voz fique novamente nítida e saudável.
Curiosidades sobre a voz
Você sabia que a voz envelhece? Como as demais partes do corpo, a voz também sofre os efeitos do tempo. Este envelhecimento é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo através do qual ocorre o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimentos das articulações, alterações hormonais e emocionais, maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar.
O canto também pode ser um bom aliado da sua saúde vocal se praticado com orientação correta. Além de liberar hormônios do prazer, o canto serve como exercício para manter sua voz mais bonita e jovem. Afinal, quem canta... Seus males espanta!
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Gostou das dicas de saúde? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações como esta.