Chikungunya: sintomas, prevenção e tratamento.
A chikungunya é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas mais comuns são febre acima de 39 graus, que pode começar de repente, e dores intensas nas articulações dos pés e das mãos - dedos, tornozelos e pulsos. Além disso, podem ocorrer dores de cabeça, nos músculos e também manchas vermelhas na pele.
Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Ainda não existe um tratamento específico para a chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios). Além disso, o paciente deve repousar e beber bastante água. A forma de prevenção mais eficaz da doença é eliminar os criadouros de mosquitos.
O que quer dizer chikungunya?
Chikungunya quer dizer “aqueles que se dobram”. Isto porque os pacientes que foram atendidos na primeira epidemia andavam curvados. A doença teve início na Tanzânia (África), na década de 1950.
Da incubação aos sintomas
Após a picada do mosquito, os sintomas começam a aparecer num período de 2 a 10 dias, que é chamado de período de incubação. A maior parte dos infectados sente dores intensas nas articulações. O chikungunya pode afetar qualquer pessoa, mas os sintomas são mais frequentes em crianças, idosos e indivíduos que apresentam doenças crônicas.
Um fato curioso é que a pessoa que foi picada por um mosquito infectado poderá não ficar doente. E mais: quem já foi infectado ficará imune o resto da vida. A infecção não é transmitida de um indivíduo para outro.
Como saber se uma pessoa está com chikungunya?
Primeiro, é preciso verificar se a pessoa está manifestando os principais sintomas da doença. Em caso de suspeita, oriente-a a procurar uma unidade de saúde. Para confirmar a doença, o paciente fará exames de laboratório (sorologia, dosagem de proteína C reativa em tempo real e isolamento viral), todos disponíveis na rede pública.
Qual deve ser o tratamento para a doença?
Para o tratamento, normalmente são utilizados analgésicos, como paracetamol e dipirona. Em outros casos e dependendo do agravamento da doença, o tratamento pode ser complementado com anti-inflamatórios e corticoides.
O paciente costuma melhorar em um período de 10 dias. Em outros casos, as dores articulares podem durar cerca de 6 meses ou mais. Há situações mais graves em que o paciente precisa ficar internado no hospital.
As estatísticas da chikungunya no Brasil
Os números da evolução da doença são alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, até 28 de novembro de 2016, foram registrados 259.928 casos da infecção, com 138 mortes. Em relação a 2015, o número de casos cresceu cerca de 10 vezes.
A maior incidência da doença está concentrada na Região Nordeste. Em 2016, os casos de infecção foram superiores entre os meses de fevereiro a maio, época de períodos mais quentes e mais chuvosos do ano, embora seja variado entre as várias regiões do País.
Como prevenir a doença chikungunya?
- - Não deixe acumular água em recipientes, pois os mosquitos se reproduzem em água parada;
- - Deixe a caixa d'água sempre bem fechada;
- - Não junte vasilhames no quintal ou guarde-os de cabeça para baixo;
- - Mantenha as calhas limpas, pois isso evita que substâncias fiquem presas e se transformem em depositório de água parada;
- - Coloque areia nos pratos dos vasos de planta, para não acumular água limpa e parada;
- - Use repelentes e se proteja contra o mosquito;
- - Coloque o lixo em saco plástico e mantenha a lixeira bem fechada;
- - Converse com seus vizinhos sobre a importância de tomar atitudes para evitar a doença
Você pode ajudar na guerra contra os mosquitos aedes. Siga as nossas dicas de prevenção!
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Quer mais dicas de saúde? Então acompanhe o nosso blog!