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Vida e Saúde - Blog

Top 5: alimentos que ajudam na digestão.

quarta, 26 de abril de 2017

A alimentação tem uma influência muito importante sobre o funcionamento do nosso organismo. Por isso é essencial ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes e vitaminas se quisermos desfrutar de uma boa saúde. Existem alguns alimentos que ajudam na digestão e são fundamentais para o nosso dia a dia. Como a couve, por exemplo, que alivia o enjoo provocado pela indisposição. Vamos às dicas e conferir quais são os alimentos? 

Abacaxi

Riquíssimo em uma propriedade denominada bromelina, esta fruta auxilia o estômago a trabalhar melhor, já que ajuda a processar a digestão das proteínas. Mas vale ressaltar que a maior quantidade desta substância se encontra no talo, que normalmente é descartado. Uma sugestão é fazer um suco de abacaxi com ele para aproveitar suas vantagens. Além de ficar uma delícia, ainda evita aquela terrível indisposição depois de um farto churrasco.

Gengibre

Com diversos benefícios para a nossa saúde, o gengibre é um excelente aliado para o sistema gastrointestinal. A raiz é um medicamento natural para sintomas como vômitos, náuseas, cólicas, gases, além de abrir o apetite. Muito comum como um ingrediente de tempero ou sucos, a planta ainda é ótima para dietas de emagrecimento, por ser termogênico, ou seja, produz calor. Você pode usar o gengibre ralado em saladas ou colocar um pequeno pedaço no preparo de sucos.

Couve

Além de suas propriedades desintoxicantes e cicatrizantes, o alimento acalma os sinais da indigestão, como enjoos e azias. Prepare uma farofa com farelo de trigo para usufruir de todos os seus benefícios. E de quebra você ajuda no funcionamento do intestino. A couve ainda oferece vitaminas ao nosso organismo, como as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, K e C. Além de ser excelente fonte de cloro, cálcio, enxofre, fósforo, ferro, magnésio, sódio e silício.

Ameixa

Rica em fibras, a fruta atua como um laxativo no organismo. A ameixa traz diversas vantagens, entre elas, a melhoria do funcionamento do intestino. O consumo pode ser aliado com outros grãos ou frutas, como, por exemplo, granola com salada de frutas. Você também pode ingerir a ameixa seca para aproveitar de seus benefícios para o corpo. O alimento não pode faltar em sua geladeira de forma alguma, já que ela é rica em vitaminas como a C e K, além do complexo B, potássio, fibras solúveis e insolúveis, ferro, cobre, magnésio e cálcio. E ainda traz fitonutrientes com altíssimo poder antioxidante.

Sementes de chia

Nativas da Guatemala e do México, elas são ricas em antioxidantes e nutrientes. São excelentes fonte de ácidos graxos, minerais e fibras. Saiba que duas colheres de sopa do alimento proporcionam 10 gramas de fibra. A quantidade já é o suficiente para diminuir a inflamação, diminuir o colesterol e ainda regular a função do intestino. É interessante citar que isto representa 33% do consumo diário recomendado de fibras, em somente duas colheres de sopa.

Uma dieta rica nestes alimentos vai ajudá-lo a ter uma melhor digestão em sua rotina. Por isso é importante tê-los sempre em sua cozinha. Afinal, nunca sabemos quando o mal-estar vai surgir durante nosso dia.

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E você, costuma inseri-los em sua rotina? Conta pra gente!

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