O que é tuberculose e quais são os sintomas?
Quem nunca leu um livro ou viu um filme no qual um dos personagens principais tem tuberculose? A doença é antiga e, ao contrário do que muitos pensam, ela ainda existe e pode ser grave. Neste post, vamos explicar o que é tuberculose, como pode ser perigosa, quais são as causas, os sintomas e como é o tratamento. Confira!
A tuberculose se caracteriza por uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que atinge, principalmente, os pulmões. E é assim que é mais conhecida. Mas ela pode acontecer também em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges - que são aquelas membranas que envolvem o cérebro.
Tuberculose é uma doença contagiosa
A infecção pode ser causada pela Mycobacterium tuberculosis ou pelo Bacilo de Koch (BK). Mas há outras espécies de micobactérias que também podem causar a tuberculose, como a Mycobacterium bovis, africanum e microti. A tuberculose pega. Ou seja, trata-se de uma doença, cuja transmissão é direta, de pessoa para pessoa. Sendo assim, uma pessoa saudável quando exposta a uma aglomeração de pessoas, por exemplo, pode sair infectada caso tenha havido a transmissão.
Isso ocorre porque a pessoa doente transmite a tuberculose ao expelir, falar, espirrar ou tossir. Suas pequenas gotas de saliva - contendo o agente infeccioso - podem ser facilmente aspiradas por outra pessoa, que sem saber acaba se contaminando. A má alimentação, a falta de higiene e hábitos como o tabagismo e o alcoolismo são fatores de risco na medida em que geram baixa resistência orgânica, favorecendo o contágio.
Quais são os sintomas?
Todos devem ficar bem atentos quanto a esta doença que, às vezes, não apresenta sintomas, podendo ser ignorada por meses e até anos. Porém, a maioria dos indivíduos com tuberculose apresenta sinais como:
- - Tosse seca contínua no início;
- - Tosse apresentando secreção por mais de quatro semanas;
- - Tosse com pus ou sangue;
- - Cansaço e fadiga excessivas e que se prolongam por dias;
- - Febre baixa, geralmente à tarde;
- - Sudorese noturna;
- - Falta de apetite;
- - Palidez;
- - Emagrecimento acentuado;
- - Rouquidão;
- - Fraqueza;
- - Prostração.
Quando a tuberculose já está estabelecida no organismo de forma grave no organismo, o paciente pode apresentar:
- - Dificuldade na respiração;
- - Eliminação de grande quantidade de sangue;
- - Colapso do pulmão;
- - Acúmulo de pus na pleura - que é a membrana que reveste o pulmão - se ela estiver comprometida;
- - Dor torácica.
Diagnóstico e tratamento da tuberculose
Para saber se o paciente realmente está com tuberculose, o médico especialista vai avaliar o conjunto de sintomas apresentado, bem como uma radiografia do tórax. Estas duas análises podem ser indícios importantes, mas o exame que comprova a existência da doença é o exame de escarro. É ele que possibilita a identificação dos agentes contagiantes. O Brasil já conta com uma nova tecnologia, chamada de Xpert, que é disponibilizada por meio do Ministério da Saúde e é capaz de diagnosticar a tuberculose em duas horas.
Uma vez constatada a doença, começa o tratamento feito à base de antibióticos e que é 100% eficaz. Porém, a cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente, por falta de informações ou por desobediência, abandona o tratamento - por se sentir melhor - antes do tempo.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Não confunda gripe forte com tuberculose. Procure um médico especialista urgentemente se você tiver dois ou mais sintomas citados acima.