Saúde do Homem: campanha Novembro Azul e o foco na prevenção.
Com a chegada do penúltimo mês do calendário, todos os olhares se voltam para a saúde do homem. O Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e de visitar o médico regularmente, mantendo os exames em dia. Mais do que prevenir o câncer de próstata, o Novembro Azul visa alertar os homens sobre a necessidade de manter uma vida saudável e cuidar da saúde como um todo.
Campanha Novembro Azul
O movimento Novembro Azul completa 18 anos em 2021: ele surgiu em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção da população masculina para a importância de cuidar da saúde. Além do Novembro Azul, outras campanhas também possuem focos específicos, como o Outubro Rosa (alerta para as doenças que atingem as mulheres), o Setembro Amarelo (foco na saúde mental) e o Dezembro Vermelho (combate a Aids).
Por que o câncer de próstata ganha tanto destaque no Novembro Azul? O câncer de próstata é tão falado, pois é o mais comum entre os homens. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada seis homens brasileiros irá ser diagnosticado com este tipo de câncer em algum momento da vida.
Estudos mais recentes apontam, ainda, que no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. O câncer de próstata atinge, principalmente, homens após os 45 anos.
Saúde do homem muito além do câncer de próstata
A importância de cuidar da saúde do homem vai muito além do câncer de próstata. Outros tipos de câncer e outras doenças, quando diagnosticados precocemente, têm mais chances de cura. De acordo com dados do Inca, no Brasil, o câncer de pulmão, por exemplo, acomete mais de 18 mil homens por ano, enquanto o câncer colorretal aparece em 17 mil homens anualmente, o de estômago em 13.500 homens e o de boca em 11 mil homens por ano.
Outro tipo de câncer que, apesar de raro, também acomete a população masculina é o câncer de pênis. Ele representa 28% de todos os cânceres que podem acometer o homem e costumam aparecer após os 50 anos.
Consultas regulares e exames de rotina
Muitos homens passam anos sem visitar o médico. Outros, ainda, passam décadas sem realizar um exame. O que estes homens não sabem é a importância do diagnóstico precoce. Muitos podem ser portadores de alguma doença grave e não ter sintomas. E sem uma consulta regular não há diagnóstico.
Entre os cuidados básicos que o homem deve ter com a saúde estão
- - Testes de urina e hemograma completo
- - Teste de glicemia (para identificar e prevenir a diabetes)
- - Atualização da carteira de vacinação
- - Verificação da pressão arterial
- - Testes para HIV, sífilis e hepatites B e C (realizados gratuitamente pelo SUS e o resultado é conhecido em menos de 30 minutos)
- - Teste de IMC (Índice de Massa Corporal)
Ao consultar regularmente um médico, outros exames devem ser solicitados com base no histórico e na idade do paciente. E então, que tal aproveitar o Novembro Azul para visitar o médico e realizar alguns exames? Cuide da sua saúde por você, pela sua família e por todos que te amam!