Rinite, saiba o que é e conheça dicas para melhorar.
Rinite ou congestão nasal é uma doença infecciosa das vias respiratórias superiores, principalmente na mucosa nasal. Pode ser classificada em rinite alérgica crônica ou sazonal, e, dependendo do tipo, atingir pessoas de diversas idades. O paciente precisa da ajuda de um especialista para saber o tipo de rinite que tem e iniciar um tratamento. Dados estatísticos recentes apontam que 30% da população brasileira têm crises de rinite alérgica.
Conheça os tipos de rinite e suas causas
Rinite alérgica: reação imunológica do corpo a partículas inaladas, chamadas de alérgenos. O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões. Quem tem alergia chega a ter uma reação exagerada aos alérgenos.
Seu sistema imunológico reage de forma intensa a essas substâncias na tentativa de defesa do organismo. O meio ambiente é carregado de substâncias alergênicas e as principais são a poeira -- que reúne vários componentes, como restos de pelos de animais, descamação da pele humana, bactérias, fungos e ácaros.
A rinite alérgica também pode ser genética. Quando ambos os pais têm rinite, a chance de os filhos terem o problema chega a 50%. A pessoa que tem predisposição para a doença poderá vir a tê-la nos seus primeiros anos de idade ou manifestá-la mais tarde. Normalmente, a rinite alérgica se manifesta na infância, tendendo a desaparecer após tratamento na idade madura.
Rinite sazonal: diferentemente da rinite crônica, cujos sintomas podem aparecer durante todo o ano, a sazonal acontece em determinadas épocas ou ocasiões, e por meio de estímulos não específicos, como mudança de temperatura ambiente e umidade, odores fortes - como perfumes, cloro e solventes -, ou irritantes, como fumaça de cigarro.
Esses fatores funcionam como um gatilho para desestabilizar o sistema nervoso autônomo levando a uma hiper-reatividade da mucosa nasal. A rinite sazonal dura de 7 a 10 dias e pode causar um corrimento de muco amarelo, especialmente alguns dias após o início da rinite, sendo esse um sinal de infecção. Normalmente, a rinite sazonal acontece na idade madura, entre os 30 e 50 anos.
Como são as crises da rinite alérgica
- - Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
- - Problemas com odores
- - Coriza
- - Espirros
- - Lágrimas nos olhos
- - Congestão nasal
- - Tosse
- - Diminuição da audição e diminuição do olfato
- - Dor de garganta
- - Olheiras
- - Olhos inchados
- - Dor de cabeça
- - Crises de asma
Como diagnosticar a rinite
Entre as especialidades que podem diagnosticar uma rinite estão clínica médica, pediatria, imunologia, alergeologia e otorrinolaringologia. O teste de alergias pode revelar os alérgenos que desencadeiam os sintomas. O teste feito na pele é o método mais comum e mais eficaz para testar e identificar as alergias. Exames de sangue também são importantes para medir os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias.
Como evitar a rinite alérgica
- Evite o contato com a substância que desencadeia os sintomas, como carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia, que armazenam poeira e ácaros, e não devem fazer parte do local onde convive o paciente;
- Deixe os ambientes da casa devem sempre bem ventilados e ensolarados.
- É recomendável que a limpeza seja feita com pano úmido;
- Evite produtos de limpeza, tintas, perfumes, fumaça do cigarro e inseticidas;
- Não use vassouras e espanadores. Dê preferência aos aspiradores com filtro;
- Use máscaras quando a faxina dos armários e das estantes de livros ficar por sua conta;
- Lave as roupas de cama pelo menos uma vez por semana e as roupas guardadas há algum tempo antes de usá-las novamente;
- Procure acostumar seus animais de estimação a viver fora de casa. Não os deixe subir nos estofados nem nas camas onde as pessoas dormem;
- Adote um estilo de vida saudável. Pratique atividade física, não fume, beba com moderação e alimente-se adequadamente. Se, por acaso, algum alimento for responsável por desencadear as crises, elimine-o da sua dieta;
- Tome bastante água, especialmente se você passa muitas horas em locais com ar condicionado;
- Durma um sono suficiente (aumenta a defesa do sistema imunológico);
- Umedeça a mucosa nasal com soro fisiológico;
- Tome bebidas quentes.
Procure um especialista caso você manifeste sintomas persistentes de rinite! Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.