Qual a diferença entre a Psicologia e a Psiquiatria?
O conceito "psi", muito usado pela sociedade, em alguns casos pode ser confuso quanto ao seu significado, especialmente quando nos referimos aos profissionais da saúde, como psicólogo e psiquiatra. Saiba que as duas especialidades possuem suas particularidades, e são totalmente diferentes uma da outra, embora elas tenham a função de tratar a saúde mental do indivíduo. O que na verdade as difere é a formação acadêmica. Enquanto o psicólogo estuda por 5 anos em um curso de psicologia, para ser psiquiatra é necessário realizar a faculdade de Medicina, e após a formação é preciso uma especialização nesta área. Vamos conferir mais informações sobre estas profissões?
Psicologia
É necessário cursar uma faculdade de psicologia, que tem cerca de 5 anos de duração, para atuar como um psicólogo. O psicólogo pesquisa as consequências psíquicas e de comportamento do indivíduo através de uma intensa análise das suas emoções, valores e ideias. O profissional observa, além de analisar, os sentimentos, atitudes e mecanismos mentais da pessoa para ajudá-la da melhor forma possível, apontando as causas das questões, para que o mesmo possa mudar seus comportamentos.
Ressaltando que como esse profissional não é médico, ele não pode prescrever nenhum tipo de remédio. Portanto, essa função fica a cargo do psiquiatra.
Onde o psicólogo atua?
O psicólogo conta com um amplo campo de trabalho. Ele pode atuar em hospitais, escolas, clínicas, consultórios próprios, empresas, instituições de saúde, clubes esportivos, entre outras áreas.
Como funciona seu trabalho?
O psicólogo tem encontros semanais com seu paciente, com duração de cerca de 50 minutos. As conversas são em tom de respeito, acolhimento e intimidade com o indivíduo que solicita sua ajuda. O objetivo é a compreensão das causas que o levaram ao quadro atual. O profissional procura o alívio do estado mental do paciente para a consequente melhora de sua qualidade de vida. O tratamento tem uma duração prolongada, já que ele visa não apenas a diminuição dos sintomas, mas a evolução da sua condição.
Psiquiatria
O indivíduo que deseja ser psiquiatra precisa fazer inicialmente uma faculdade de Medicina, que possui duração de cerca de 6 anos. Após isso ainda é necessário ingressar em uma residência.
Essa especialidade atua com a prevenção, diagnóstico, atendimento, reabilitação e tratamento das várias formas de sofrimento mental. Para auxiliar no tratamento destas enfermidades que atingem o psicológico do paciente, o profissional pode recorrer à utilização de medicamentos, embora esta condição não seja uma regra.
Onde o psiquiatra atua?
O psiquiatra pode trabalhar em hospitais psiquiátricos, hospitais e em consultórios. São várias as áreas em que o profissional pode atuar para a melhora de qualidade de vida da sociedade em geral.
Como funciona seu trabalho?
O psiquiatra tem encontros periódicos, que geralmente ocorrem com frequência mensal, junto com o paciente para o ajuste do remédio, além de um acompanhamento de seu caso. Tem como função a diminuição dos sintomas. O tratamento tem uma duração mais curta de tempo, pois foca a redução dos sintomas, já que uma vez normalizados, se torna desnecessária a continuidade com o médico.
Como vimos a psicologia e a psiquiatria são termos muito diferentes e cada profissão trata de um problema. Ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema? Faça seu comentário! E siga acompanhando nosso blog para mais dicas de saúde!
Canal whtasapp: 71 99664-7555