Pedras nos rins: como prevenir?
“As dores das pedras no rim são piores do que as dores do parto.” Esta frase é muito comum de ser ouvida da boca de quem já teve cólicas renais, devido a presença de pedrinhas indesejáveis nos rins. As dores, que normalmente vêm acompanhadas por náuseas e vômitos, iniciam-se na região das costas e se irradiam para o abdome anterior.
Assim que aparecem esses sintomas, quase sempre nas piores horas, o jeito é correr para o médico. O profissional responsável por tratar a doença é o nefrologista. Às vezes, um bom tratamento seguido à risca ajuda a eliminar as pedras nos rins espontaneamente, mas em outros casos é preciso retirá-las por meio de cirurgia endoscópica ou de um aparelho que emite choques hidráulicos sobre a barriga.
Cirurgia de pedras nos rins
A cirurgia é relativamente simples, mas exige internação e repouso. Por isso, se puder ser evitada, melhor! Abaixo, separamos algumas dicas que vão ajudar a prevenir a doença. São pequenas mudanças nos hábitos diários, mas que fazem uma grande diferença na hora de combater as indesejáveis e dolorosas pedras no rim.
As pedras nos rins podem ser consequências de alterações no metabolismo e também de fatores genéticos que facilitam o surgimento da doença. As pedras são formadas pelo excesso de precipitação de cristais, o que acontece quando se bebe pouco líquido. O tamanho das pedrinhas pode variar de milímetros a até mais de 2 centímetros de diâmetro.
Como evitar a formação de pedras nos rins
Tome muita água! Para cada quilo, a pessoa precisa beber 30 ml de água. Ou seja, alguém com 70 quilos precisa tomar 2,1 litros de água por dia.
- A água também está presente em muitos alimentos, como sopas, gelatinas, chás, frutas e vegetais;
- Evite o excesso de proteína animal (carnes vermelhas, frangos, peixe e ovos);
- Beba 1 copo de suco de laranja ou de limonada diariamente. Essas frutas são ricas em ácido cítrico e quando consumidas dão origem ao citrato, sal que impede a formação de cristais e de pedras no organismo;
- Consuma produtos lácteos desnatados. São mais ricos em cálcio, responsável pela diminuição de chances de cristalização;
- Fuja dos sucos industrializados, refrigerantes, embutidos e enlatados;
- Mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais;
- Evite a gordura saturada presente na manteiga, banha, maionese, carnes vermelhas e brancas, refeições pré-confeccionadas como pizzas, lasanhas e outros, bolachas e biscoitos e alimentos fritos;
- Prefira alimentos com pouco sal e cuidado com os substitutos que normalmente são ricos em potássio. Este mineral em excesso pode agravar a doença renal;
- Prefira temperos naturais para dar sabor à comida: alho, cebola, salsinha, cebolinha, coentro e limão, entre outros;
- Evite excesso de carboidratos e prefira alimentos integrais;
- Não tome suplementos vitamínicos sem a orientação de um médico. O excesso de algumas vitaminas, como C e D, pode levar à formação de cálculos.
Como você viu até agora, prevenir ainda é o melhor remédio para evitar pedras nos rins. Deixe aqui suas sugestões sobre o tema.