Pediatra: Qual a importância de ter um de confiança?
As crianças ficam mais vezes doentes do que os adultos. Afinal, seu organismo em desenvolvimento fica mais vulnerável às viroses, infecções bacterianas e outras doenças típicas da infância. Por isso, o ideal é que toda criança tenha seu próprio pediatra e mantenha uma frequencia fixa de as consultas, mesmo quando não há sintomas de doenças, para que o médico possa fazer um acompanhamento adequado do crescimento da criança.
O pediatra é o médico especializado em bebês e crianças. Ele deve ser escolhido de forma que se torne um parceiro dos pais no desenvolvimento da vida das crianças. Ao longo de 12 anos ou mais, a relação entre os pais ou responsáveis e o médico deve ser baseada em respeito, transparência e, principalmente, em confiança. O profissional vai muito além de consultar e prescrever remédios, é papel dele orientar sobre tudo que envolve a saúde do paciente, como a melhor alimentação para cada fase, os comportamentos naturais de cada etapa, as dicas sobre prevenção e também o tratamento das eventuais doenças.
Histórico da criança
O acompanhamento com o mesmo pediatra, além dos laços de confiança, é recomendado por conta do histórico da criança. Trocar toda hora de profissional acaba dificultando uma linha mestra de conduta por parte do pediatra que, durante as consultas, vai acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil, dar orientações sobre imunização, monitorar o avanço da altura e do peso, medir o perímetro cefálico, prescrever as vacinas necessárias em cada período e outras avaliações pertinentes.
A periodicidade das visitas ao pediatra depende da idade da criança. No primeiro ano de vida, as consultas devem ser mensais. Mas isto não quer dizer que os pais não possam precisar de um número ainda maior, já que sempre vai haver ocorrências inesperadas e que, por isso, não podem ser agendadas. Estes profissionais precisam, inclusive, ser acionados por telefone em qualquer hora do dia e também aos finais de semana.
A saúde do seu filho merece toda atenção e cuidados especializados, sendo que o pediatra exerce um papel fundamental na vida dele. Antes de escolher o profissional, no qual você vai depositar a sua confiança, é essencial buscar referências. A primeira medida é tentar encontrar um pediatra com disponibilidade no seu plano de saúde, caso você tenha um. Depois, para que seu filho cresça sempre saudável e você possa estabelecer uma relação equilibrada e duradoura, converse com outros pais que têm filhos da idade dos seus.
Pergunte a linha que do pediatra, como ele se relaciona com os pais, se fala pouco ou muito, se cumpre horários, se fica acessível o tempo todo, enfim características que você julgue importantes.
Escolha muito bem o pediatra
A escolha de um pediatra que acompanhe a vida dos filhos, principalmente nos primeiros anos de vida, deve ser cuidadosa para que os pais se sintam acolhidos sobre as dúvidas que, com certeza, vão aparecer. Só quem já passou sabe da falta que um profissional escolhido a dedo pode fazer num momento de sufoco. A insegurança dos pais é muito natural nesse período da vida dos filhos e ela desaparece quando, no consultório, recebem do pediatra, as principais lições de como cuidar da saúde dos pequenos.
Claro que o acesso às informações por meio de sites, blogs, conversas com familiares e amigos, livros, revistas especializadas e grupos virtuais ou reais de mães ajuda muito na criação dos filhos. Mas, mesmo com tudo isso, haverá situações que as informações chegam até a ser contraditórias e ai é que entra o pediatra para dar a palavra final sobre as decisões a serem tomadas.
Há muitos pediatras que entendem a aflição dos pais e estabelecem uma relação bem próxima, atenciosa e calorosa. São aqueles que fazem consultas sem pressa, garantem um agendamento rápido e fácil, têm disponibilidade para atendimento de urgência fora do horário comercial, fornecem seus números de celular, tiram dúvidas por meio de mensagens eletrônicas e podem ser acionados 24 horas por dia e de domingo a domingo.
Se você também deseja um atendimento assim, comece a pesquisar sobre o profissional que vai fazer o acompanhamento pediátrico do seu filho de forma personalizada e humanizada, já durante a gravidez.