O que faz o quiropraxista?
Movimentos repetitivos e posturas viciosas fazem com que as articulações do corpo humano, especialmente da coluna vertebral, percam o seu alinhamento e movimento naturais. O quiropraxista é o profissional da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de todas essas questões.
As chamadas “disfunções articulares” ou “complexo de subluxação vertebral”, causadas por essa perda, com o tempo, podem promover alterações nas vértebras e músculos, além de afetar as funções dos nervos e favorecer o aparecimento de alterações degenerativas. Mais precisamente, o quiropraxista cuida de todos os problemas ligados ao sistema músculo esquelético, que envolvem as articulações, os músculos, tendões, nervos e outras estruturas, bem como os efeitos na saúde decorrentes de mudanças nessas estruturas.
Se você tem dores na coluna vertebral, dores de cabeça, tensão muscular, problemas nas articulações e restrições à movimentação, esse profissional poderá te ajudar e muito! Quer saber mais sobre a quiropraxia e a atividade do quiropraxista? Então, continue acompanhando nosso post!
O que faz o quiropraxista?
Como explicamos, o quiropraxista cuida de diagnosticar, tratar e prevenir desordens do sistema músculo-esquelético relacionadas também com o sistema nervoso. Além de identificar e cuidar, esse profissional trata de verificar os efeitos dessas desordens na saúde em geral.
O tratamento é feito basicamente através de técnicas manuais, incluindo o ajuste e a manipulação articular com enfoque particular nas subluxações.
Formação
Para ser um quiropraxista é necessário ter uma formação de nível superior que costuma ser bastante rigorosa. O curso é de nível universitário e possui duração entre quatro anos e meio e seis anos, dependendo da instituição. Durante os estudos, o aluno passa por uma formação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e práticas clínicas. No Brasil, a quiropraxia vem se desenvolvendo desde 1992 e já existem cursos de formação tanto no estado de São Paulo como no Rio Grande do Sul.
Principais problemas tratados pelo quiropraxista
Em geral, esse profissional se dedica ao tratamento de problemas relacionados especialmente à coluna vertebral, tais como dores na lombar, hérnias de disco, dor ciática, dores no pescoço, entre outras. Além disso, dores de cabeça, problemas nas articulações e restrições de movimento também são problemas tratados pela quiropraxia.
Tratamentos
O tratamento na quiropraxia possui dois objetivos: além de corrigir o problema, ele atua de forma preventiva evitando que outros problemas decorrentes ou o próprio problema se desenvolvam. Depois de feito o diagnóstico através de exames como raio X, ressonância magnética e tomografia, por exemplo, é definido um plano de tratamento para o paciente. A quiropraxia cuida de diversas técnicas que foram desenvolvidas com o objetivo de restaurar o movimento articular. Esse ajustamento, que é feito pelo profissional é específico e indolor. No entanto, ele costuma promover o alívio de dores, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.
Exercícios e orientações posturais
Além do tratamento em si, o trabalho do quiropraxista possui uma parte preventiva importante. Por isso, o paciente é sempre orientado a fazer exercícios específicos de reabilitação, além de exercícios que promovem a correção da má postura.
Para quem sofre com problemas de coluna e já passou por crise, a quiropraxia vem realizando tratamentos bem sucedidos que conseguem não apenas reabilitar o paciente para o seu dia a dia, mas principalmente promover uma educação postural evitando que o movimento volte.
Você tem dúvidas sobre o trabalho do quiropraxista? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência conosco.