O que faz o ortopedista?
São muitas as especialidades médicas mas, com certeza, umas das mais conhecidas é a ortopedia. O médico especializado em ortopedia atua no cuidado, reconstrução e tratamento de músculos, ossos, ligamentos e articulações. É ele quem possui conhecimentos específicos sobre todos os assuntos ligados ao aparelho locomotor.
Poucos sabem, mas esse campo do conhecimento realmente se popularizou durante o Império Romano, quando alguns métodos cirúrgicos mais aprimorados começaram a ser desenvolvidos e postos em prática. Levando em conta a importância dessa especialidade, produzimos um post dedicado ao tema para que vocês saibam um pouco mais sobre essa área tão fundamental para a medicina. Ficou curioso? Então confira:
O que faz o ortopedista?
Podemos enxergar a traumatologia enquanto especialidade derivada da própria ortopedia e, portanto, ligada a essa área de atuação. Ela, por sua vez, lida especialmente com lesões e traumas do aparelho músculo-esquelético.
Além disso, existe também a fisioterapia ortopédica que, como o próprio nome sugere, também deriva dessa especialidade. É ela que se ocupa do tratamento e avaliação de problemas que envolvem o aparelho locomotor. Mas é importante lembrar que a fisioterapia, apesar de estar vinculada diretamente à ortopedia, é uma área autônoma da saúde.
Quando consultar um ortopedista?
O profissional especializado em ortopedia atua em acidentes e traumas que envolvam músculos e esqueleto. Fraturas internas externas (também conhecidas como expostas) são acompanhadas por esse médico.
Além disso, a ortopedia atua no tratamento e diagnóstico de câncer ósseo, luxações congênitas, hérnias de disco e deformidades ósseas. Este profissional também pode auxiliar em procedimentos de cirurgia plástica na reconstrução óssea ou muscular de pacientes.
Importância do ortopedista
A importância de um bom ortopedista se revela na prevenção, tratamento e recuperação de qualquer problema que envolva sua especialidade. É importante, por exemplo, que crianças sejam acompanhadas desde cedo por esses profissionais para que se verifique se seu crescimento está adequado e se há indícios de má-formação que podem ser minimizados ainda na fase de crescimento.
O tratamento de lesões também exige um acompanhamento de um excelente ortopedista. Contando com o auxílio desse profissional, as chances de um diagnóstico correto e da indicação de um tratamento adequado para o quadro são melhores. Além disso, em casos de acidentes graves, a avaliação rápida e eficaz de um ortopedista pode ser um fator de sobrevivência do paciente, cabendo a esse profissional optar pela intervenção cirúrgica e os procedimentos necessários para a recuperação da pessoa.
Por fim, é também fundamental o acompanhamento de um bom ortopedista no processo de recuperação de uma fratura. Isso dará mais segurança ao paciente sobre a melhora de seu estado de saúde e diminuirá as chances de alguma sequela causada pela má recuperação de uma fratura, por exemplo.
Sentiu falta e alguma informação sobre o campo de estudos da ortopedia? Tem sugestões de outras especialidades para abordarmos nos próximos temas de nossos conteúdos? Deixe seu comentário com suas impressões sobre o assunto e aproveite para acessar o site oficial da SH Brasil, um dos Sistemas de Saúde Integrado mais reconhecidos no mercado.