Nutricionista: a importância de uma boa orientação.
Ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa procurar um nutricionista apenas se precisar emagrecer. A orientação desse profissional tornou-se quase imprescindível nos dias de hoje pelo excesso do consumo de industrializados e também pelo excesso de informações que são difíceis de checar na prática. Para saber o que e quando comer, esse profissional é o mais indicado para ajudá-lo.
É muito comum ouvir orientações diferentes e de pessoas que não são especialistas quando o tema é alimentação. Uma hora a recomendação é de que se tome leite todos os dias, outra hora, o ideal é retirá-lo completamente da dieta. Uma hora pode pão, em outra ele acaba se tornando o vilão da história. E o mesmo ocorre com determinadas frutas, verduras, carnes, entre outros. Quando pensamos em alimentação saudável, diante de tantas informações, fica realmente difícil de definir o que é.
Quer saber a importância do nutricionista e como ele pode ser a peça chave em uma dieta ideal? Então continue acompanhando o post que elaboramos para você!
Nutrição e a saúde
O nutricionista é um profissional que atua diretamente na prevenção de problemas de saúde que estão ligados à má alimentação. Obesidade, pressão alta, colesterol, infarto, problemas ligados à deficiência de vitaminas e minerais, desnutrição, gota úrica, são alguns dos problemas de saúde que estão relacionados à má alimentação.
O papel do nutricionista é orientar o consumo de alimentos ricos em nutrientes que sejam capazes de manter as funções do corpo humano em equilíbrio. Apenas para se ter uma ideia, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias, por exemplo, é capaz de promover o aumento da resposta do sistema imunológico, ajudando a proteger o indivíduo de doenças e infecções. O sistema imune é quem defende o organismo de agentes infecciosos presentes no ambiente e manter seu bom funcionamento é essencial para uma boa saúde.
De acordo com os objetivos do paciente, o profissional irá prescrever uma dieta adequada que possibilite suprir as necessidades do dia a dia. Mesmo que o objetivo seja apenas “ter uma alimentação mais saudável”, deve-se considerar uma visita ao profissional. Afinal, cada pessoa conta com hábitos alimentares e estilos de vida diferente e uma alimentação saudável também está ligada a esses fatores.
Comida de verdade
O estilo de vida moderno é bastante atribulado o que dificulta uma alimentação saudável. A praticidade dos alimentos industrializados também se tornou um problema, já que o consumo excessivo de sódio e outros aditivos químicos vêm promovendo resultados devastadores para a saúde. Países desenvolvidos, como é o caso dos EUA, onde a alimentação industrializada é predominante no cardápio, os índices de diabetes e doenças do coração se tornaram uma questão de saúde pública que vem sendo debatida com maior frequência.
Uma rotina corrida, contudo, não impede uma alimentação saudável, mas requer organização. Nesse sentido, o nutricionista é o profissional ideal que pode dar dicas e ensiná-lo a maneira mais adequada de se criar hábitos alimentares saudáveis incentivando sempre a comida de verdade.
Não é preciso ter um problema de saúde para mudar e a alimentação é uma fonte não apenas de prazer, mas também de bem estar e de qualidade de vida.
Você já procurou um nutricionista? Também fica em dúvida sobre quais alimentos escolher na hora de ter uma dieta saudável? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe sua experiência conosco.