Médico Urologista: Qual a sua função?
Você é daquelas pessoas que só lembram que o médico existe quando sente dor? Se a resposta foi “sim”, está na hora de mudar sua forma de pensar. O câncer de próstata, por exemplo, é uma doença silenciosa e que tem mais de 2 milhões de casos de morte por ano só no Brasil. No entanto, apesar de muito séria, esta não é a única doença tratada pelo médico urologista que, ao contrário do que muita gente pensa, não é uma especialidade exclusivamente masculina: a urologia abrange todo o aparelho urinário de ambos os sexos e o sistema reprodutor masculino.
Urologista: Consultas devem ser periódicas
No caso do câncer de próstata, os exames regulares preventivos devem começar aos 45 anos, ou aos 40 se já houver histórico da doença na família. De uma forma geral, no entanto, independentemente da idade, as consultas com o médico urologista devem ocorrer uma vez por ano, por homens e mulheres, da mesma forma que elas vão ao ginecologista.
A periodicidade pode até ser menor de acordo com o caso. Além de tumores no rim e na bexiga, dos cálculos renais e da incontinência urinária, há casos em que mulheres têm infecções urinárias de repetição, ou seja, mais de três vezes ao ano – e devem manter um acompanhamento médico urológico mais próximo.
Patologias e sintomas que levam ao urologista
O médico urologista ainda é alvo de confusão com o proctologista, talvez porque em ambos haja o exame de toque retal. É comum, por exemplo, a pessoa ficar em dúvida em que situações um ou outro especialista deve ser consultado. O que muita gente também não sabe é que até as crianças devem ser consultadas com o especialista nos casos, por exemplo, de xixi na cama até certa idade.
Para facilitar, nós preparamos uma lista de patologias e sintomas que vai ajudar você a entender melhor quando deve fazer uma consulta com o urologista:
Crianças
Sim, elas também devem ir ao urologista. Veja em que situações:
- - Xixi na cama após os 5 anos (enurese noturna);
- - Infecções na urina;
- - Fimose (meninos que têm dificuldade em expor a glande);
- - Dificuldade para urinar.
Homens
- - Exame anual de rotina contra o câncer de próstata após os 45 anos ou após os 40 quando houver histórico familiar da doença;
- - Investigação de infertilidade;
- - Dor lombar que pode ser causada por cálculos renais;
- - Inabilidade de controlar o tempo de ejaculação ou ejaculação precoce;
- - Varicocele;
- - Falta de potência ou de desejo sexual;
- - Irritabilidade ou dor no prepúcio durante o ato sexual;
- - Sensibilidade peniana aumentada;
- - Acordar mais de uma vez à noite para urinar;
- - Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
- - Sangramento na urina;
- - Coceira no pênis;
- - Dor nos testículos;
- - Dificuldade para urinar ou jato fraco;
- - Saída de sangue no esperma;
- - Perda urinária involuntária;
- - Verrugas no pênis ou no saco escrotal;
- - Mau cheiro na urina;
- - Pênis com curvatura muito acentuada;
- - Doenças renais em geral.
Mulheres
- - Perdas urinárias;
- - Infecção urinária recorrente;
- - Sangramento na urina;
- - Dor lombar que pode ser provocada por pedras nos rins.
Próstata crescida atinge 80% dos homens
De acordo com o IBGE, o número de homens que procuram um médico para fazer prevenção é 30% menor do que o de mulheres. Entre as doenças urológicas que mais afetam o público masculino estão o câncer de próstata e a recorrente Hiperplasia Prostática Benigma, conhecida também como próstata crescida, que atinge cerca de 80% dos homens.
Ela é caracterizada pelo crescimento não canceroso da glândula masculina comprimindo a uretra e obstruindo o fluxo de urina – podendo levar a infecções e insuficiência renal. A causa ainda é desconhecida, mas seus sintomas são ardência ao urinar, sangramento, noctúria, redução da intensidade do jato e incontinência urinária.
Agora que você já sabe do que trata o médico urologista, não tem porque não fazer sua consulta preventiva.
Quer saber mais sobre alguma especialidade médica? Deixe aqui sua sugestão!