O que faz o médico mastologista?
A incidência do câncer de mama vem aumentando e a mastologia é a especialidade médica que, na maioria das vezes, detecta esta doença entre as mulheres. O mastologista é o profissional especializado que se dedica à saúde das mamas, desde os exames e diagnósticos, passando pelos tratamentos e cirurgias até o controle periódico. Mesmo quando não sente nada nas mamas, as mulheres devem fazer uma consulta com um mastologista a partir dos 35 anos de idade. Prevenir é melhor que remediar.
Esta prevenção é importante porque, infelizmente, tem sido cada vez mais comum os médicos diagnosticarem o câncer de mama em mulheres na faixa de 30 anos. As razões são várias. Entre elas:
- - Maior facilidade e acesso aos exames
- - Equipamentos capazes de diagnósticos mais precisos
- - Mulheres adiando a gravidez devido ao trabalho
- - O não aleitamento
- - Estresse
- - Alimentação inadequada
- - Falta de exercícios físicos
- - Excesso de álcool
Por conta disso, a recomendação para uma boa saúde em geral é buscar uma vida saudável com boa alimentação (que inclua verduras, legumes, frutas, muita água, menos sal, menos frituras e sem álcool), prática regular de exercícios físicos e cerca de oito horas de sono por noite.
Quando procurar o mastologista?
Ao reparar quaisquer alterações na mama, independentemente da idade ou casos na família, a mulher deve procurar o mastologista para uma avaliação completa. Além de examinar as mamas, ele deve recomendar a mamografia, que é o exame capaz de detectar o câncer da mama. Se não houver sintomas, como já dissemos, a primeira visita ao mastologista deve ocorrer aos 35 anos e, a partir dos 40 anos, as consultas devem ser realizadas uma vez por ano.
Mas, como a mulher vai reparar alterações nas mamas?
Somente o autoconhecimento das mamas vai permitir que a mulher note alguma alteração. O autoexame pode ser realizado uma vez por mês, sempre depois do período menstrual. O modo mais simples é apalpar as mamas embaixo do chuveiro enquanto se ensaboa, deslizando os dedos das mãos sobre as mamas. Outras mulheres preferem fazer em frente ao espelho. E outras enquanto estão deitadas. Não importa a forma, o que importa é fazer!
Se você é mulher, pode estar se perguntando: e quem não menstrua? Muito fácil. É só marcar um dia do mês e fazer o exame a cada 30 dias, sempre no mesmo dia. Se no autoexame você identificar uma parte mais densa de pele, qualquer massa dura ou algo irregular que não se mova ou até mesmo um nódulo, que não era sentido antes, marque imediatamente uma consulta com o mastologista.
Durante a consulta, o médico vai fazer a anamnese, que é um bate papo sobre seus hábitos, seu histórico de saúde, casos de doenças na família e outros temas que ele ache importante. Depois, ele faz o exame físico da mama e provavelmente solicita os exames complementares que são a mamografia, a ultrassonografia e, se necessário, uma ressonância magnética das mamas. Tudo para poder dar um diagnóstico preciso.
O que faz o mastologista nos casos de tumores nas mamas?
Se os exames citados comprovarem a presença de nódulos ou tumores, possivelmente será necessária a punção. Ela é necessária para se fazer a biópsia. O material coletado será avaliado por um patologista para identificar se o tumor é benigno ou maligno. No caso do maligno, a indicação é a cirurgia para a retirada do nódulo, que pode atingir desde um quadrante da mama até toda ela. O médico mastologista vai indicar se haverá ou não a reconstrução imediata da mama.
A radioterapia e a quimioterapia podem ser indicadas como tratamento, mas isso varia muito de caso para caso. A hormonioterapia também é uma forma de tratamento sistêmico, mas este é realizado por via oral e pode se prolongar por cinco anos.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Ficou claro de que cuida a mastologia e quando as mulheres devem consultar um mastologista? Deixe suas dúvidas nos comentários!