Manteiga ou margarina? Eis a questão!
Nada como começar o dia com aquele cafezinho com leite e um pão quentinho com manteiga ou margarina, não é mesmo? Há muito tempo esse combo tem sido o café da manhã do brasileiro. Mas aí vem a polêmica do momento: qual é o melhor pra nossa saúde? Manteiga ou margarina, eis a questão! Hoje vamos falar sobre os benefícios e malefícios destes alimentos.
Como são produzidas a manteiga e a margarina?
A manteiga é um produto animal, pois é produzida a partir da nata, ou seja, um creme feito com leite, que é batido até que forme um creme homogêneo, podendo ser feito até mesmo em casa.
Já a margarina é feita a partir do óleo vegetal, que passa por um processo chamado hidrogenação, por isso ela é considerada gordura hidrogenada. Para que o óleo vegetal se transforme no produto pastoso, é adicionado hidrogênio em uma molécula, provocando uma reação química que solidifica o óleo. Depois são adicionados outros produtos na composição final, como aditivos e branqueadores.
Mas e aí, manteiga ou margarina? O que faz bem e o que faz mal para a saúde?
Durante algum tempo, a manteiga foi colocada no banco dos réus por conta da gordura saturada. Porém, hoje já sabemos que, em pequena quantidade, ela não é tão má assim. Afinal, esta gordura é encontrada em vários alimentos, como leite, queijo e carne vermelha.
Mas vale lembrar que a manteiga precisa ser consumida com moderação, só uma pontinha de faca! Pois continua sendo gordura saturada, o que provoca entupimento de veias e artérias e eleva o mau colesterol, o LDL.
Ambas carregam a oxidação
Já a margarina possui a famigerada gordura hidrogenada, essa sim malvada. Essa gordura, além de entupir os vasos sanguíneos elevando os riscos de AVC e infarto, aumenta o mau colesterol e ainda diminui o bom colesterol, o HDL, que é quem faz a limpeza nas paredes das artérias. Por ser totalmente industrializada e levar aditivos, corantes e estabilizantes, a margarina ainda pode trazer riscos de câncer.
Um mal que todas as duas carregam é a oxidação, ou seja, gordura oxida, enferruja por dentro, e isso também leva ao entupimento dos vasos sanguíneos. Neste caso, a manteiga tem um potencial mais baixo de oxidação.
Um ponto a favor da manteiga
Além de ser mais saborosa, a manteiga contém um ácido chamado Burítico, que é bom para a saúde do metabolismo e do intestino, e também tem vitamina A, que facilita a digestão das proteínas. Por se originar do leite, ainda ajuda a prevenir artrite e osteoporose, além de doenças na tireoide.
Mas tem opção mais saudável?
Tem sim. Se você quer alternativas, aqui vão algumas.
- Requeijão – melhor que seja light. Normalmente ele é o coringa, é pouco calórico e mais encorpado, só que apresenta mais sódio. Então, também tem que ser consumido em pequena quantidade.
- Óleo de coco extra virgem – cheio de sabor, você pode congelar na geladeira e usar no pão ou em outras receitas. Ele fornece energia e não armazena gordura.
- Óleo/azeite de oliva – o óleo traz muitos benefícios para a saúde, tem uma boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados que aumentam o HDL e diminuem o LDL, protegendo assim os vasos sanguíneos e o coração.
Vale até uma receitinha para ajudar: Coloque 200 ml de óleo de oliva no liquidificador, adicione uma colher (café) de sal marinho e meio dente de alho. Bata até formar uma pasta que depois você guarda na geladeira e usa no pão. Agora a opção é sua, veja o que mais lhe agrada e o que considera mais saudável.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Que atitudes você tem para manter sua saúde? Já pensou nos benefícios que uma alimentação saudável pode trazer para seu corpo? Comente aqui.