Como identificar a infecção urinária?
Infecção urinária é como chamamos qualquer infecção que atinge alguma parte que compõe o sistema urinário, podendo ser a bexiga, uretra ou até mesmo os rins. Geralmente é originada por uma bactéria e causa muita dor e incômodo, podendo desencadear até mesmo febre, náuseas e vomito.
Os três tipos de infecção urinária são classificados da seguinte forma, conforme a parte do trato urinário que foi afetada:
- - Uretrite - É quando a infecção afeta a uretra do paciente
- - Cistite - É quando a infecção afeta a bexiga
- - Pielonefrite - É quando o paciente tem os rins infeccionados.
São provocadas por bactérias e os sinais costumam aparecer de uma hora para outra. Quando não tratada de forma adequada, a infecção pode se agravar e atingir os rins (Pielonefrite), podendo chegar ao ponto do paciente precisar ser internado. Por isso hoje iremos abordar os principais sintomas e causas da doença para que ela seja identificada logo em seu início. Confira agora nossas dicas e cuide da sua saúde!
Sintomas de infecção urinária
Dor ao urinar
Este sem dúvidas é o sintoma mais comum. Também conhecida como disúria, a dor ao urinar pode apresentar diversas características, como
- - Ardência
- - Queimação
- - Sensação de peso na bexiga
- - Incômodo
A dor ao urinar é um sintoma muito comum nos casos de cistite e uretrite, pois representa um sinal de infecção na bexiga ou na uretra, mas também pode se apresentar em casos de pielonefrite.
Sangue na urina
Apesar de assustar os pacientes que apresentam este sintoma, a hematúria, ou, sangue na urina, também é um sintoma comum nos casos de cistite. Pode ser facilmente notada na urina ou pode necessitar de exames laboratoriais. A hematúria também pode se apresentar em casos de uretrite e pielonefrite.
Frequente vontade de urinar
Outro sintoma muito comum em casos de cistite é quando o paciente sente vontade de urinar com muita frequência, e apesar dele ir ao banheiro em curtos espaços de tempo, o volume de urina a cada micção é pequeno e ele tem a sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada (como se ainda houvesse urina mas ele não consegue expelir).
O que acontece na verdade é que a bexiga já está vazia, mas a irritação causada pela infecção faz o paciente sentir que ainda precisa ir no banheiro.
Corrimento na uretra
O corrimento na uretra não ocorre na cistite e na pielonefrite, por se tratar de um sintoma específico de infecção na uretra (uretrite). Geralmente o corrimento de pus pela uretra é causado por uma doença sexualmente transmissível e é comum que seja acompanhado de disúria. Nas mulheres, é comum que a uretrite também cause corrimento vaginal, que é um sintoma comum em doenças como clamídia e gonorreia.
Febre
Apesar de associarmos febre com infecção, não é comum que ocorra febre em casos de cistite (apenas abaixo de 38 graus). No entanto, a pielonefrite pode vir acompanhada de febres altas (acima de 38 graus) e calafrios. Também pode ocorrer febre em casos de uretrite agravada, quando a infecção causa a disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.
Dor lombar
Causada por causa da infecção nos rins, a dor intensificada em um dos lados da lombar é um sintoma da pielonefrite. Na verdade, poucas doenças causam dores nos rins, e a pielonefrite está entre estas doenças. Em casos de cistite também pode ocorrer dor lombar, mas muito menos intensificada do que em pielonefrite.
Cheiro intenso na urina
O cheiro forte na urina pode ser um sintoma de cistite ou uretrite. A presença de bactérias na urina por causa da infecção pode causar mau cheiro.
Incontinência urinária
O paciente pode sentir vontade constante de urinar, mas em muitos casos pode não conseguir chegar a tempo no banheiro, perdendo um pouco de urina no caminho. Essa dificuldade para segurar a urina é um dos sintomas de infecção no trato urinário.
Causas
Anatomia
Infecções no trato urinário são mais frequentes nas mulheres por conta da anatomia do corpo, pois a uretra feminina é menor do que a uretra masculina. Além disso, há uma parcela da população que possui uma má-formação do trato urinário (principalmente durante a infância), o que acaba facilitando que ocorram infecções.
Mulheres que têm prisão de ventre têm mais tendência a sofrer com infecção urinária, pois há uma quantidade maior de bactérias na região do períneo, facilitando sua entrada para a uretra.
Resistência a antibióticos
O uso indiscriminado de antibióticos é o principal motivo de cerca de 30% das bactérias, quando presentes em nosso organismo, já possuírem resistência.
Ainda tem dúvidas sobre os sintomas e causas de infecção urinária? Então deixe o seu comentário!
Canal whtasapp: 71 99664-7555