Glaucoma. Sintomas, prevenção e tratamento.
Você sabia que a falta de tratamento do glaucoma podem levar à cegueira? Em uma pesquisa para avaliar quanto a população brasileira conhecia a doença, 40% dos entrevistados acharam que a doença tem cura. Porém, a realidade contraia o que os entrevistados acreditam - o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo.
Agende uma consulta pelo Whtasapp: 71 99664-7555
E você? Sabe o que é o glaucoma? O glaucoma é uma doença ocular ocasionada normalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.
O que é o glaucoma?
Como já falamos, no início do artigo, o glaucoma é uma doença ocular causada, na maioria das vezes, pela pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Existem várias formas de glaucoma:
-
Glaucoma crônico simples;
-
Glaucoma de ângulo aberto: pode ser assintomático, representa aproximadamente 80% dos casos da doença e atinge pacientes com mais de 40 anos idade. Esse tipo de glaucoma é ocasionado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior dos olhos, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular;
-
Glaucoma de ângulo fechado: tem como principal característica o aumento súbito de pressão intraocular;
-
Glaucoma congênito (forma mais rara): acomete os recém-nascidos;
-
glaucoma secundário: pode aparecer devido a algumas enfermidades, como, por exemplo, diabetes, uveítes, cataratas, etc.
Quais são os sintomas do glaucoma?
No início, o glaucoma, normalmente, não possui sintomas. A cegueira só acontece em etapas mais adiantadas da doença e danifica primeiro a visão periférica. Na sequência, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, a doença pode causar cegueira.
Geralmente, o glaucoma surge com mais constância a partir dos 40 anos, mas pode atingir em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.
Qual o tratamento do glaucoma?
Na grande maioria dos casos, o tratamento é à base de colírios e clínico. Além disso, em casos de emergências, são prescritos pelos oftalmologistas medicamentos que são ministrados por via oral.
Como o glaucoma crônico (forma mais comum da doença) não tem cura, ele necessita do uso de colírios pela vida inteira e acompanhamento se interrupções do médico oftalmologista.
Como prevenir o glaucoma?
Para se prevenir da doença é preciso:
-
A partir dos 35 anos de idade consultar periodicamente o médico oftalmologista;
-
Caso descubra a doença, não deixar de fazer o tratamento corretamente. Muitos pacientes abandonam as recomendações médicas devido à ausência de sintomas e pelo valor alto dos medicamentos;
-
Evitar a automedicação, pois o uso indiscriminado de colírios com corticoides, prescritos para tirar a vermelhidão ocular, aumentam as chances de desenvolver o glaucoma;
-
Ficar atento (a) aos seguintes sintomas e indicadores: miopia, apneia do sono, enxaqueca, miopia e ascendência asiática.
Gostou do tema de hoje? Ficou alguma dúvida sobre o glaucoma? Escreva para a gente nos comentários ou agende uma consulta pelo nosso
Canal whtasapp: 71 99664-7555