Afinal, o que é gastroenterologia?
Aquela dorzinha de estômago insistente, uma azia toda vez que come carne ou aquele soluço que não passa. Vamos deixando para ir ao médico em um outro dia, mas este dia nunca chega. Com isso, os desconfortos passam a ser mais frequentes. Na hora de procurar um médico, pode surgir a dúvida sobre a qual especialidade recorrer. Nos três exemplos citados no começo do texto, a melhor indicação é ir a um gastroenterologista, especialidade dedicada ao bom funcionamento do sistema digestivo.
O que estuda a gastroenterologia?
A gastroenterologia trata de todas as doenças que podem afetar o sistema digestivo. Para se tornar gastroenterologista, o médico precisa receber o título de especialista, que só se consegue após, no mínimo, dois anos de residência médica na área.
A importância do sistema digestivo no organismo
Para manter o corpo funcionando, precisamos abastecê-lo e o sistema digestivo é o processador de tudo que consumimos em insumo para o organismo. É comum, ao falar de sistema digestivo, lembrar do estômago, do intestino ou do fígado, mas esse complexo sistema do corpo humano abrange também a boca, os dentes, a língua, a faringe, o esôfago, entre outros órgãos. Estar com o sistema digestivo funcionando e saudável é um ótimo começo para ter uma boa saúde.
Tipos de doença tratadas pela gastroenterologia
Desde doenças mais comuns como aftas até tumores na região, são todas tratadas pelo gastroenterologista. Dentre as mais comuns estão:
- - gastrite: é a inflamação da mucosa que reveste o estômago. A falta de tratamento pode levar a casos mais graves como úlcera ou até câncer de estômago;
- - úlcera: é uma lesão aberta e, como pode chegar ao estado de necrose, oferece risco à vida do paciente;
- - hepatite: existem 3 tipos de hepatite, todos eles relacionados ao fígado, embora cada tipo tenha uma causa mais relacionada. Nessas variações, chamadas A, B ou C, a hepatite pode ser causada por um vírus, pelo uso de remédios, drogas e álcool ou até mesmo decorrente de outras doenças genéticas;
- - hemorroidas: acontecem quando uma das veias do ânus está inflamada. Causa bastante desconforto, dor e dificuldades de locomoção ao paciente. É comum surgir durante a gravidez;
- - apendicite: se dá no processo inflamatório do apêndice. O mais usual é fazer uma cirurgia para que o órgão seja retirado.
O "gastro" também atua na prevenção
Por ser especialista em nosso sistema digestivo, o gastroenterologista, comumente chamado de “gastro”, também pode recomendar dietas que possam melhorar o funcionamento do corpo, a partir do processo de digestão e absorção dos alimentos e nutrientes. Isso também evitará o surgimento das inflamações e lesões citadas anteriormente.
Por isso, também deve-se recorrer a ele ao sentir algum desconforto após a ingestão de algum tipo específico de alimento. Ele com certeza irá diagnosticar a causa e lhe recomendará o tratamento mais adequado ou, em casos mais extremos, irá retirar o alimento de sua dieta alimentar.
Se lembrou daquela azia, má digestão ou das aftas que teimam em aparecer? Então, agende uma consulta com o médico gastroenterologista e entenda melhor esses sintomas. No Grupo SH Brasil, você encontra várias especialidades médicas por preços acessíveis.
Canal whtasapp: 71 99664-7555