Conheça os principais exames de rotina mais comuns conforme algumas especialidades.
Os exames de rotina, também conhecidos popularmente como check-up, consistem na realização periódica de uma série de exames laboratoriais e de imagem, que servem para avaliar o estado geral de saúde do indivíduo.
Assim, seu principal objetivo é diagnosticar possíveis doença de forma precoce, para que o tratamento seja iniciado rapidamente, evitando o agravamento do quadro.
Porém, cada especialidade médica prevê exames de rotina diferentes, de acordo com o tipo de doença ou parte do corpo investigada. Mesmo assim, alguns deles são comuns à quase todas as áreas, como hemograma, urina e fezes.
A seguir, listamos os exames de rotina mais solicitados de acordo com três principais especialidades médicas: pediatria, ginecologia e urologia. Acompanhe!
Exames de rotina solicitados pelo pediatra
A saúde das crianças deve ser acompanhada desde o nascimento, e por isso o cartão de vacinação deve estar sempre em dia. No entanto, além das vacinas, as consultas com o pediatra também precisam seguir um cronograma, conforme a idade
- - mensais - até os seis meses de vida
- - bimestrais - dos seis aos 12 meses
- - trimestrais - entre o primeiro e os 2 anos
- - semestrais - dos 2 aos 5 anos de idade
- - anual a partir dos 5 anos
Durante as consultas, o pediatra pode solicitar alguns exames para avaliar possíveis queixas ou apenas como forma de prevenção. Entre os exames de rotina mais comuns para as crianças estão
- - hemograma, para averiguar a presença de anemia
- - plaquetas, para verificar o processo de coagulação do sangue
- - urina, que investiga possíveis infecções, problemas renais ou alterações dos níveis de açúcar no sangue
- - exame de fezes, que detecta a presença de parasitas
Principais exames de rotina para mulheres
A especialidade de ginecologia também exige das mulheres alguns exames de rotina bastante importantes, que devem ser realizados anualmente.
Na consulta, podem ser solicitados o Papanicolau, que consiste em verificar a presença de lesões ou alterações no colo do útero. Esse é um dos principais exames para diagnosticar preventivamente o câncer nessa região.
Além disso, a vulvoscopia (exame para avaliar as estruturas, pele e mucosas da vulva, que é parte externa do órgão sexual feminino) também pode ser solicitada, assim como a ultrassonografia transvaginal e a mamografia.
Com a realização desses exames, o ginecologista consegue identificar a presença de alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.
Exames de rotina recomendados pelo urologista
O urologista se dedica ao tratamento de todo o trato urinário, seja de homens, mulheres ou crianças.
No entanto, como a procura masculina por essa especialidade é maior, ela também exige a realização de alguns exames de rotina, à medida que os homens têm se dedicado mais aos cuidados com a saúde e buscado a prevenção.
Desse modo, na consultas periódicas com o urologista, podem ser solicitados os seguintes exames
- - hemograma
- - ultrassonografia
- - espermograma
- - uretrocistoscopia
- - biópsia vesical
- - exame de toque retal
A partir dos 40 anos de idade, a recomendação é de que o homem realize periodicamente exames preventivos, como ultrassonografia da próstata e dosagem do hormônio PSA.
Com que frequência os exames de rotina devem ser realizados?
Não existe uma regra para a realização dos exames de rotina, pois isso pode variar conforme a especialidade, faixa etária e estado de saúde do paciente. No entanto, em pessoas saudáveis, a recomendação é de que o check-up seja feito de forma anual.
Já as pessoas portadoras de doenças crônicas devem realizar seus exames de rotina a cada seis meses. Quem possui fatores de risco (obesidade, sedentarismo, fumantes etc) deve consultar um médico e fazer exames de rotina anualmente.