Exames fundamentais de rotina: Não deixe de fazê-los!
A prevenção ainda é o melhor remédio! Para ter uma saúde em dia e se precaver das principais doenças, você precisa se alimentar direito, evitar os excessos, dormir bem todas as noites, praticar exercícios físicos regularmente, enfim, se cuidar! Outro procedimento fundamental é realizar periodicamente os chamados exames de rotina. Neste post, vamos mostrar quais são eles e também dar algumas dicas sobre prevenção. Confira!
O conhecido check-up anual deve ser feito sempre, mesmo que você não tenha nenhum sintoma de que algo não vai bem. Desta forma, você previne doenças simples ou graves. Depois de fazê-los, basta levar os resultados ao médico, que saberá dar a melhor recomendação para o seu caso.
Quais são os 5 exames de rotina que todos devem fazer?
1. Exame de urina
Para controlar o ácido úrico - que é uma substância que nosso próprio organismo produz. Este exame revela se ele não está sendo produzido em excesso para não haver risco de causar cálculos renais, gota ou artrite. Quando a taxa de ácido úrico está alta, o seu médico indica o tratamento mais adequado, que geralmente prevê remédios e mudança na alimentação. Cada caso é um caso.
2. Hemograma completo
Por meio do exame de sangue, serão avaliadas suas células, ou seja, os leucócitos, as plaquetas e as hemácias. Este é o exame mais comum e que sempre é pedido pelos médicos porque está diretamente relacionado a uma série de diagnósticos. O mesmo exame pode medir:
- - Colesterol - O médico poderá fazer a leitura do seu colesterol total, ou seja, HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e VLDL (lipoproteína de baixa densidade). Por meio dessas informações, ele estará apto para diagnosticar doenças relacionadas ao coração, como hipertensão e propensão a ataques cardíacos. Quando elas estão presentes, são registrados altos níveis de colesterol.
- - Glicemia de jejum - Este é a análise do sangue coletado, depois do paciente estar, no mínimo, há 8 horas em jejum. Pode indicar diabetes - quando complementado com outros exames -, anemia e outras doenças.
- - Triglicerídeos - Este também avalia riscos de doenças cardíacas. É feito para complementar um perfil lipídico. Quando o paciente tem diabetes, este exame avalia se os níveis de glicemia estão sendo bem controlados.
3. Densiometria óssea
Ao contrário do que alguns pensam, este exame não deve ser feito apenas por mulheres. A densiometria - como o nome indica - mede a densidade dos ossos, podendo diagnosticar o risco ou a osteoporose já instalada. Esta doença que acomete homens e mulheres, geralmente depois dos 50 anos, compromete o tecido ósseo, provocando sua deterioração e também quedas e fraturas.
4. Mamografia e Papanicolau
Se você é mulher, deve fazer, também uma vez por ano, a mamografia para detectar possíveis anormalidades nas mamas, ajudando a diagnosticar o câncer que mais atinge as mulheres. Inclua, ainda, o ultrassom transvaginal que serve, principalmente, para avaliar os órgãos internos do sistema reprodutor feminino. O preventivo chamado Papanicolau é fundamental para o diagnóstico das alterações no colo do útero.
5. Próstata
E se você for homem e tiver mais de 40 anos, faça anualmente o exame de próstata. Ele é importante para detectar anormalidades, nódulos e até mesmo o câncer de próstata.
Faça estes exames e garanta uma saúde boa para você poder exercer suas atividades diárias sem problemas e se sentindo bem disposto. Lembre-se de que a saúde é nosso maior bem e não pode ser deixada em segundo plano por falta de tempo ou preguiça. Ás vezes, um diagnóstico precoce não só evita maiores complicações, como também salva vidas!
Se você tem alguma dúvida sobre estes exames ou qualquer outro, conte pra gente!