Endoscopia: Quando fazer?
A endoscopia é um exame muito comum atualmente que, graças aos avanços da medicina, está cada vez menos invasivo. O objetivo dele é adquirir imagens diagnósticas do sistema digestivo, para identificar problemas e doenças nesses órgãos. A endoscopia é feita quando há a necessidade de se examinar o interior dos órgãos com mais precisão.
Como é feita a endoscopia?
A endoscopia é feita através de um aparelho chamado endoscópio, que possui uma fonte de luz e uma forma de reprodução de imagem. Então, o endoscópio é introduzido no organismo pela boca e reproduz a imagem do organismo por dentro em uma tela. O endoscópio aumenta em até 100 vezes a imagem normal, possibilitando um exame muito mais específico e detalhado.
O procedimento é rápido e por isso pode ser feito até em ambulatório. Geralmente, para o procedimento, utiliza-se um sedativo intravenoso no paciente. A anestesia local na garganta é opcional e borrifada pela boca. Por conta disso, o paciente não sente nenhum desconforto da introdução do endoscópio.
A endoscopia dura de 5 à 20 minutos, dependendo do local do sistema digestivo que será analisado. O paciente sai do hospital no mesmo dia, mas recomenda-se repouso, não fazer atividades físicas e não dirigir.
Quando é preciso fazer endoscopia?
A endoscopia permite que o médico faça uma análise muito mais cuidadosa do paciente. Também é possível que, durante o exame, o médico faça biópsias e retirada de material para a análise.
O exame pode ser usado para averiguar sangramento anormal, ocorrência de tosse persistente, suspeita de câncer, dores diversas ou qualquer outra situação que o médico julgue necessária. A endoscopia também é usada durante a colocação de balão intra-gástrico, colocação de sondas e drenos, retirada de pólipos ou corpos estranhos e dilatação dos órgãos.
É possível diagnosticar:
-
Doença celíaca;
-
Varizes esofágicas;
-
Esofagite;
-
Gastrite;
-
Refluxo gastroesofágico;
-
Estreitamento do esôfago;
-
Tumores ou câncer no esôfago, estômago ou duodeno (primeira parte do intestino delgado);
-
Úlceras gástricas;
-
Úlceras duodenais (intestino delgado);
-
Esôfago de Barrett.
Resultados do exame
A endoscopia é um procedimento em que o resultado já é mostrado ao vivo. Portanto, o médico já pode recomendar na hora o tratamento para o problema encontrado ou então imprimir imagens e um laudo médico para ser levado a outro especialista. Alterações na cor e textura da mucosa ou presença de sangramentos são sinais de problemas.