Quando consultar um endocrinologista?
Endocrinologia é uma especialidade médica ainda não tão conhecida e nem popular e, muitas vezes, associada somente à redução de peso ou problemas de tireoide. A verdade é que o endocrinologista trata de todos os hormônios do corpo, que são responsáveis pelo funcionamento do organismo como um todo. O desequilíbrio pode, sim, gerar aumento de peso, mas também questões mais graves como osteoporose e doenças renais.
Endocrinologia, de onde vem este nome?
O que popularmente chamamos de hormônios tem como origem as glândulas endócrinas, que são responsáveis por depositá-los no sangue. E é por conta disso que a especialidade é chamada de endocrinologia. Como em toda especialidade médica, o endocrinologista precisa fazer uma especialização para poder atuar como tal. Além disso, a atualização na área deve ser constante, a fim de acompanhar os novos estudos e tratamentos que surgem.
O que um endocrinologista pode diagnosticar?
Confira as algumas doenças mais comumente tratadas pelo endocrinologista:
Doenças relacionadas à tireoide
Hipotireoidismo e hipertireoidismo são os distúrbios mais comuns quando se fala em tireoide. Como esta glândula produz hormônios que regulam o funcionamento de órgãos vitais como coração e rins, qualquer distúrbio é prejudicial ao organismo. Tanto o hipo quanto o hipertireoidismo são de difícil diagnóstico, mas seu tratamento é essencial para a qualidade de vida dos pacientes.
Doenças que afetam o crescimento
Raquitismo e gigantismo são alguns dos distúrbios que podem atrapalhar o desenvolvimento do adolescente. O endocrinologista é o profissional recomendado para diagnosticar este tipo de doença.
Distúrbios da puberdade
A puberdade precoce ou tardia também afeta o crescimento e pode acarretar em acnes, excesso de pelos, crescimento de mama em meninos, entre outros distúrbios.
Diabetes
Uma das doenças que, agravada por enfermidades decorrentes dela, é uma das principais causas de morte mundialmente. No Brasil, são aproximadamente 12 milhões de pessoas. O diabetes é causado pelo excesso de glicose no sangue. E a absorção da glicose pelas células depende de um hormônio, a insulina. Por isso a importância de um tratamento endocrinológico.
Síndrome dos ovários micropolicísticos
Essa síndrome e outros distúrbios menstruais são associados ao excesso de hormônios masculinos em uma mulher e podem inclusive dificultar uma possível gravidez.
Menopausa
As mudanças hormonais femininas que culminam com o fim de um ciclo reprodutivo precisam de acompanhamento médico, seja para recomendar a conhecida reposição hormonal ou mesmo para descartá-la.
Andropausa
Pouco se fala a respeito, mas os homens também passam por um período de queda hormonal. A diferença é que para eles essa mudança é mais gradual, mas, ainda assim, merece acompanhamento médico.
Obesidade
As alterações hormonais estão bastante associadas ao ganho e à queda de peso. Seu controle e tratamento pode evitar ou diminuir o grau de obesidade, reduzindo a chance de problemas cardiovasculares, por exemplo.
Especialidade que abrange todas as idades
Como você pode observar nos exemplos citados acima, a endocrinologia é uma especialidade com tratamentos para todas as idades. Em uma consulta com o endocrinologista, é possível diagnosticar distúrbios hormonais que podem ser a causa-raiz de doenças que, até então, não tinham um tratamento eficaz.
Na SH Brasil, você encontra diversas especialidades médicas. Com esse time de profissionais atuando no mesmo espaço, os diagnósticos são mais precisos e ainda melhor: os preços são mais acessíveis.
Canal whtasapp: 71 99664-7555