Quais as dores que mais assombram os brasileiros?
Você sente dores com frequência? É importante saber que a dor é um mecanismo de defesa do corpo. É graças a ela que temos um reflexo rápido ao queimar um dedo, por exemplo. Sentir dor também pode ser um sinal de que há algo errado com o seu organismo ou até com o seu estilo de vida.
Mas você sabe quais são as dores que mais afetam a rotina dos brasileiros? Quais são as suas causas e que especialistas devem ser procurados em cada situação?
Veja o Top 5 das dores que mais atingem os brasileiros:
1. Dor de cabeça
Uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta apontou que a maior reclamação dos brasileiros em relação à dor são desconfortos na cabeça. 78% dos entrevistados afirmaram sofrer com este problema, que parece aumentar a cada ano que passa.
Entre as principais causas para a dor de cabeça, podemos citar: o sedentarismo, variações hormonais, insônia, barulho excessivo, luz forte e - um dos grandes vilões do mundo moderno - o estresse. Este tipo de dor também pode estar relacionado a fatores genéticos.
Vale dizer que a dor de cabeça também pode ser um sinal de que há algo errado no cérebro, como a presença de um tumor. Por isso é extremamente indicado que o paciente procure um médico para garantir que está tudo certo e evitar diagnósticos tardios. Nesse caso, o especialista mais indicado é o neurologista.
2. Dor nas costas
O mesmo estudo revelou que a dor nas costas é a segunda dor que mais atinge os brasileiros (63% dos entrevistados). Esta também é uma reclamação que vem crescendo - o que está relacionado a hábitos modernos que prejudicam a coluna. Carregar muito peso em uma bolsa ou mochila, por exemplo, pode causar dor nesta região. A má postura é outra causa comum. Aqui podemos citar a má postura no trabalho, em casa (quando estamos no computador) e no carro (enquanto dirigimos). Até o excesso de uso dos smartphones pode prejudicar a coluna: isso porque é bastante comum ficar com a cabeça inclinada, em uma postura inadequada, para checar e-mails e responder mensagens.
E o problema não afeta apenas os brasileiros. Uma pesquisa publicada pelo jornal inglês MailOnline apontou que a dor nas costas é o desconforto mais comum em todo o mundo (188 países foram analisados).
Para eliminar o problema do seu dia a dia, procure um médico ortopedista.
3. Dor muscular
A terceira dor apontada no estudo realizado pelo Ibope Conecta é a dor muscular. 61% dos entrevistados disseram sofrer deste problema. Uma das causas apontadas para o desconforto muscular são os exercícios feitos de forma inadequada. Uma postura errada pode levar a uma lesão em um dos músculos, por exemplo, o que reflete em dor.
A dor muscular também pode estar ligada a um problema no organismo, como uma inflamação ou até uma gripe. Por isso, se ela durar mais de três dias, fique atento: é hora de procurar ajuda de um médico especializado em dor.
4. Dor no estômago
A dor do estômago também entra na lista dos principais desconfortos que atingem os brasileiros. Ela pode surgir como sinal de uma gastrite, pelo consumo excessivo de algum alimento (como doces, álcool, café ou pimenta), pode ser uma consequência do estresse ou da ansiedade. Também pode surgir em decorrência do excesso de gases no estômago, de uma gastroenterite ou de uma úlcera.
Para tratar o problema de forma adequada, procure um gastroenterologista, médico especialista em doenças do aparelho digestivo.
5. Dor de dente
Mais um exemplo de dor que atrapalha a rotina dos brasileiros é a dor de dente. Ela pode surgir como sintoma de uma inflamação na gengiva ou de uma cárie em um dos dentes. Aparelhos dentários também podem causar o desconforto, assim como batidas na boca.
É importante procurar o dentista quando há sangramentos, sensibilidade prolongada a alimentos quentes e gelados ou abcesso dentário (acúmulo de pus no dente ou gengiva causado por uma bactéria).
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Alguma destas dores afeta a sua qualidade de vida? Conte nos comentários!