Dor no joelho: o que pode ser?
Queixa comum entre a população, as dores nos joelhos na verdade não são uma enfermidade, mas sim um sintoma de que alguma coisa não vai bem e precisa ser investigada por um especialista: ortopedista ou fisioterapeuta. Afinal, os joelhos são a maior articulação do corpo, além de ser também uma das mais complexas.
As causas da dor podem ser variadas, assim como a sua apresentação. Elas podem ser causadas por alguma lesão no menisco, desgaste da articulação, excesso de peso, por lesão esportiva, luxações, artrites e artroses, tendinites, tumores, gota, desalinhamento dos membros inferiores, ruptura dos ligamentos e muitas outras causas que precisam ser investigadas através de exames como radiografia, artroscopia, cultura de líquido articular e ressonância magnética.
Na maioria das vezes as lesões agudas estão relacionadas à prática de esportes, principalmente em jovens, como a Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (dor na lateral do joelho), hoffite (dor abaixo da patela), Síndrome da Dor Femeropatelar (dor anterior no joelho), bursites e tendinites.
Em pessoas mais velhas, lesões crônicas como artrose são mais comuns, causadas pelo desgaste das estruturas, já que o passar dos anos piora a nutrição da cartilagem e reduz a força muscular, dificultando a recuperação.
Conheça as principais patologias de joelhos
Artrose
Doença degenerativa progressiva,muito comum após os 65 anos, que desgasta a cartilagem que envolve os ossos causando dificuldade de movimentação pela rigidez da articulação. Não há cura definitiva, mas tratamentos eficazes que alivia as dores. Dependendo da gravidade, pode ser necessária a colocação de uma prótese.
Artrite
Na verdade a artrite é uma denominação para um grupo de doenças que causa inflamação na articulação e pode ser causada por doenças autoimunes, enfraquecimento da musculatura e desgaste das estruturas, entre várias outras. Os principais sintomas são vermelhidão, inchaço e dor aguda.
Tendinites e bursites
Lesões associadas ao excesso de uso, esforço repetitivo e sobrepeso, causando fortes dores ao andar.
Hoffite
É uma inflamação que acomete a frente do joelho, causado por problemas na gordura de Hoffa, uma estrutura que auxilia a lubrificação e nutrição da articulação. Muito comum em atletas de alta intensidade.
Síndrome femoropatelar
O mau funcionamento da patela, causado normalmente por longos períodos sentado ou falta de alongamento, provoca desgaste e dor na cartilagem que fica entre a patela e o fêmur.
Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial
Comum em corredores, as dores são causadas pelo grande esforço das pernas e a repetição excessiva de movimentos do tendão que surge nos músculos e se insere na tíbia. As dores são bem localizadas na área lateral da perna e no joelho.
Lesão nos meniscos e nos ligamentos
Os dois meniscos (medial e lateral) ficam dentro da articulação fazendo o acolchoamento entre a tíbia e o fêmur, o que reduz o impacto dos ossos. Geralmente se rompem por causa de um movimento brusco, causando dor intensa, sensação de falseio da articulação e inchaço. Geralmente a cirurgia é necessária, mas as lesões também podem ser degenerativas, passíveis apenas de tratamento fisioterápico.
Já os ligamentos são vários e garantem o encaixe perfeito dos ossos e estruturas de forma a permitir uma movimentação adequada. O que mais comumente sofre lesão é o ligamento anterior, responsável pela estabilidade do joelho. O tratamento pode requerer cirurgia, dependendo da gravidade.
Dicas podem ajudar a aliviar a dor
Como qualquer outra dor, a do joelho também precisa ser investigada para que a causa seja tratada, mas algumas medidas podem ajudar a reduzir o sofrimento diário.
Para quem está com sobrepeso, a primeira providência é emagrecer, retirando o excesso de carga dos joelhos. Deve-se também evitar ficar muito tempo de pé; usar calçados de saltos baixos com bom sistema de amortecimento; evitar a corrida nos exercícios físicos, preferindo natação ou bicicleta, por exemplo; fazer aquecimento antes de atividade física; aplicar gelo 3 a 4 vezes por dia em caso de inflamação; colocar um travesseiro entre os joelhos ao dormir; usar palmilhas especiais ou arcos de apoio se tiver pés chatos; fortalecer a musculatura do joelho com exercícios orientados; levantar ao máximo o joelho e usar capa elástica ou atadura em caso de inchaço e procurar manter o peso ideal.
Lembre-se de que prevenir é sempre a melhor forma de tratamento. Por isso, procure seu médico logo aos primeiros sintomas.
O conteúdo serviu para esclarecer suas dúvidas? Se quiser saber sobre mais algum assunto relacionado à saúde, compartilhe conosco a sua sugestão e nós responderemos em breve!