Conheça as principais doenças comuns no período do inverno.
As doenças sazonais são aquelas que ocorrem todos os anos em determinadas estações do ano. Estas surgem devido a alterações nas condições ambientais causadas pelas mudanças de estação. No inverno, por exemplo, é muito comum surgirem doenças como gripes e resfriados, já que a sua transmissão ocorre mais facilmente em locais populosos e fechados.
Doenças sazonais comuns no inverno
Gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza. É transmitida por meio do contato com pessoas gripadas ou pelo contato com superfícies, materiais e roupas contaminadas. Crianças pequenas, idosos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido correm maior risco de contrair a doença.
Os principais sintomas da gripe são febre alta, tosse, dor de cabeça, dores pelo corpo, secreção nasal e fraqueza.
A prevenção consiste em evitar o contato com pessoas gripadas e locais com grande fluxo de pessoas. Também é preciso lavar bem as mãos antes das refeições. Além disso, recomenda-se tomar a vacina antigripal para evitar que a doença se agrave, sobretudo entre crianças e idosos.
Resfriado
Espirros e congestão nasal são sintomas típicos do resfriado. O resfriado pode ser causado por rinovírus, parainfluenza ou por alguns tipos de adenovírus.
A doença causa sintomas mais brandos que a gripe e não pode ser combatida com vacinas. A prevenção consiste na higienização das mãos, boca e nariz.
Rinite
Os sintomas da renite incluem coriza, coceira e congestão nasal. A rinite é uma inflamação da mucosa que reveste o nariz e, normalmente, ocorre depois de uma alergia causada por poeira ou mofo, por exemplo.
Bactérias, fungos ou vírus também podem desencadear a inflamação. A prevenção consiste em evitar locais onde há acumulo de poeira, mofo ou locais pouco ventilados.
Sinusite
Os sintomas da sinusite são dores de cabeça, coriza, tosse e obstrução nasal. A doença se caracteriza por uma inflação nos seios da face que pode ser desencadeada por alergias, causadas por fungos ou bactérias. No entanto, a maioria dos casos de sinusite ocorre depois de uma gripe.
A prevenção consiste na ingestão de muito líquido e em evitar ambientes fechados ou poluídos. Além disso, pessoas com sinusite crônica devem evitar fumar.
Em todos os casos, é importante procurar orientação médica, caso os sintomas persistam por longos períodos.
Consultas, exames ou dúvidas? Fale conosco.
Central Whatsapp: 71 3622-7555