Distúrbios de tireoide: como funciona.
A tireoide é uma glândula que está na região do pescoço, na parte inferior. Ela participa ativamente de inúmeros processos metabólicos no organismo humano e, quando algo acomete o seu bom funcionamento, o quadro é chamado de distúrbio da tireoide.
A glândula tem dois lóbulos, o que faz ela ser descrita como “em forma de borboleta”. No meio dos dois lóbulos, há um tecido que os une, chamado de istmo. Conheça um pouco das alterações que ela pode sofrer.
Hormônios secretados pela tireoide
Para a produção dos hormônios a tireoide usa o iodo. Os principais produzidos por ela são a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3), responsáveis pelo metabolismo basal do corpo humano, ou seja, estimula os trabalhos das células e atua para que elas trabalhem de maneira correta.
Quando há menor produção dos hormônios do que necessário, o hipotálamo produz um outro hormônio, que é conhecido como liberador de tirotropina (TRH). Esse TRH manda um aviso para a glândula pituitária, que fica na base do cérebro, dizendo que está faltando hormônio da tireoide no organismo.
Com o alerta recebido, a pituitária manda um recado para a tireoide, através da excreção de TSH. O aumento dele no organismo faz com que a tireoide entenda que precisa produzir mais hormônio.
Quando, por algum motivo, todo esse mecanismo não funciona, decorrente de um problema que afeta a tireoide, é chamado de distúrbio da tireoide. As causas deste distúrbio podem ser em consequência tanto de algo que afete diretamente a tireoide, quanto que afete a glândula pituitária ou o hipotálamo, já que são eles que controlam a tireoide.
Os mais comuns são:
- - Hipertireoidismo (excesso de hormônio da tireoide);
- - Hotireoidismo (redução de hormônio da tireoide);
- - Nódulos e Bócio benignos da tireoide (não cancerígena);
- - Bócio;
- - Bócio congênito;
- - Bócio nodular tóxico;
- - Câncer da tireoide;
- - Carcinoma anaplasico da tireoide;
- - Carcinoma da tireoide medular;
- - Carcinoma papilar da tireoide;
- - Neoplasia endócrina múltipla (MEN) II;
- - Tireoidite silenciosa (sem dor);
- - Tireoide subaguda;
- - Tireoidite crônica ou autoimune (doença de Hashimoto).
Sintomas de distúrbios da tireoide
Os sintomas variam muito, de acordo com o distúrbio em questão. O hipertireoidismo, quando a tireoide produz mais hormônio do que deveria, pode causar os seguintes sintomas: perda de peso, aumento do apetite, palpitações cardíacas, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, nervosismo, transpiração excessiva, fraqueza muscular, mãos trêmulas, alteração dos ciclos menstruais e fertilidade, evacuações mais frequentes, aumento do volume do pescoço, entre outros.
No hipotireoidismo, quando a quantidade de hormônios é menor do que o necessário, podem aparecer os seguintes sintomas: letargia, depressão, frequência cardíaca reduzida, formigamento ou dormência nas mãos, bócio, cabelo seco, pele seca, unha quebradiça, prisão de ventre, alteração ciclo menstrual, aumento da sensibilidade ao frio, entre outros.
Nestes casos, um endocrinologista deve ser procurado. Através de exames de sangue ele pode descobrir alguma alteração na quantidade de hormônio da tireoide. Quando necessário. Exames de imagem e biópsia, através da punção aspirativa, podem ser solicitadas. O tratamento pode variar de acordo com a causa mas, no geral, há a administração contínua de hormônio via oral.
Há quanto tempo você não faz exame para verificar a saúde da sua tireoide? Comente!