Desvio de septo nasal e a dificuldade para respirar.
Você já deve ter ouvido alguém reclamar sobre sofrer com desvio de septo. Em condições normais, o septo fica centralizado no nariz. Já quando ocorre o problema, o septo nasal está desalinhado, ou seja, fora do centro. Existem diferentes graus de desvio de septo e, quanto maior o grau, mais dificuldade a pessoa tem para respirar.
Causas mais comuns do desvio de septo
O desvio de septo pode ter diferentes causas. A mais comum é ele ser congênito, ou seja, acompanhar o indivíduo desde o nascimento. Contudo, algumas outras situações podem desencadear o desvio de septo
- - Hábito de respirar de boca aberta durante a infância;
- - Processos inflamatórios e/ou infecciosos;
- - Indivíduos com alergia crônica;
- - Traumas, principalmente decorrentes de acidentes de automóvel ou durante a prática de algum esporte.
Desvio de septo: além da estética
O desvio de septo pode ou não ser perceptível. Em muitos casos, esteticamente ele não é percebido. Já em outros, o nariz pode parecer torto para um lado ou desviado. A grande demanda das cirurgias para correção de desvio de septo nasal se dá para amenizar e erradicar os sintomas causados.
O desvio de septo pode apresentar sintomas e atrapalhar a vida do indivíduo de muitas maneiras. Os principais sintomas são
- - Dificuldade para respirar pelo nariz;
- - Apneia do sono, distúrbio grave que ocorre durante o sono, quando a respiração do indivíduo para e volta diversas vezes em uma única noite;
- - Cansaço excessivo devido a dificuldade para conciliar o sono e as noites mal dormidas;
- - Ronco;
- - Sangramento pelo nariz;
- - Nariz entupido;
- - Dor de cabeça e/ou no rosto.
O desvio de septo pode, inclusive, desencadear a rinite crônica e/ou a sinusite crônica.
Tratamento para o desvio de septo
Existem duas formas de tratar o desvio de septo, sendo a cirurgia o único modo definitivo de eliminar o problema. Alguns medicamentos podem aliviar os sintomas e trazer certa qualidade de vida ao paciente.
Tratamento medicamentoso
O tratamento medicamentoso deve sempre ser prescrito por um médico após a avaliação do caso. Geralmente é indicado fazer lavagens com água salina e utilizar descongestionantes nasais, antialérgicos ou corticoides.
Irrigações nasais feitas em casa também podem aliviar a constante sensação de nariz entupido. As farmácias oferecem soluções preparadas para essas irrigações, não sendo indicado o uso de água da torneira.
Tratamento cirúrgico
A septoplastia é a única forma definitiva de corrigir o desvio de septo. A decisão pela cirurgia deve ser tomada conjuntamente entre médico e paciente. Nem todas as pessoas são indicadas para o procedimento. O médico é quem irá avaliar os sintomas e indicar ou não a operação.
O cirurgião irá remover a cartilagem ou osso desviado e reconstruir a deformidade, deixando o septo o mais reto possível. A cirurgia deve ser realizada em um centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral. Todo o procedimento leva de uma a duas horas.
Durante o pós-operatório, o paciente deve evitar exposição solar, não utilizar óculos, tomar os antibióticos prescritos e trocar o curativo conforme recomendado. O processo de cicatrização pode levar de 10 dias a um mês e não ficam cicatrizes externas.