O que é a cirurgia bucomaxilo facial?
A cirurgia bucomaxilo facial é um procedimento bastante específico que, quando indicado e feito por um profissional responsável, pode trazer excelentes resultados. Este tipo de cirurgia trata doenças e tumores da boca, além de corrigir anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados - as chamadas assimetrias. A cirurgia bucomaxilo facial faz parte da área de traumatologia e é indicada, ainda, para casos de impactos nos quais o maxilar é atingido.
O cirurgião bucomaxilo facial é um profissional de odontologia que, além da faculdade, fez um curso de pós-graduação realizado em ambiente hospitalar. A duração deste curso varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva, mas forma um craque que conhece tudo sobre traumas de face e ossos do crânio.
Veja o que mais faz o cirurgião bucomaxilo facial:
- - Cuida dos enxertos para reposição de osso perdido;
- - Faz os enxertos para reposição de osso atrofiado na boca (maxilar e mandíbula);
- - Faz implantes dentários;
- - Trata casos mais complexos de reconstrução facial;
- - Trata as dores faciais (na ATM);
- - Trata dos problemas de apneia do sono.
A cirurgia bucomaxilofacial é realizada no âmbito ambulatorial ou hospitalar. O dentista especializado pode atuar nos ambulatórios ou em consultórios, onde ele pode fazer as cirurgias menores, mas que também demandam anestesia local. São procedimentos que envolvem:
- - Remoção de dentes inclusos;
- - Pequenos tumores benignos;
- - Cistos;
- - Lesões periapicais ou paradentais;
- - Implantes dentários;
- - Cirurgias para adaptações protéticas.
Já as cirurgias de grande porte são realizadas com anestesia geral em ambiente hospitalar porque demandam maiores cuidados e podem ser casos de emergência. Este tipo de cirurgia envolve:
- - Grandes tumores;
- - Fraturas faciais;
- - Cirurgias ortognáticas.
Hoje em dia estão aumentando significativamente os casos de traumatismos faciais, em que a sobrevida do paciente após o trauma inicial tem sido assegurada com maior constância.
Quando as fraturas faciais estão associadas a lesões de outras regiões do corpo
Vale lembrar que as fraturas faciais estão frequentemente associadas a lesões de outras regiões do corpo humano. São capazes de influenciar diretamente a sobrevivência da vítima, a qualidade do atendimento hospitalar e o tipo de assistência que se dá ao paciente politraumatizado. Estes processos envolvem diversas etapas multidisciplinares, sendo que o atendimento é feito respeitando uma sequência, com as seguintes etapas:
- - Avaliação inicial;
- - Avaliação secundária;
- - Evolução;
- - Internação;
- - Alta hospitalar;
- - Retorno ambulatorial;
- - Acompanhamento do paciente.
Para dar conta de tudo isso, o cirurgião bucomaxilo facial deve ter amplo domínio no que diz respeito à estrutura funcional e organizacional do hospital onde atua. Ele precisa conhecer toda a logística hospitalar de forma a evitar perda de tempo durante o atendimento ao paciente. É responsabilidade dele, também, tentar reduzir os custos hospitalares relacionados ao tratamento do paciente politraumatizado.
Agora que você já sabe para que servem as cirurgias bucomaxilo facial, procure um dentista especializado para receber um dignóstico seguro do seu caso.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Quer ler mais sobre saúde e bem-estar? Continue acompanhando mais conteúdos como este no nosso blog.