Catapora, qual a importância de se prevenir?
Catapora, ou varicela, é uma doença com maior incidência em crianças. Ela é causada por um vírus (varicela-zoster) e é altamente contagiosa. Pode ser transmitida pela saliva, por um espirro ou até pelo contato com roupas que foram utilizadas por um paciente infectado. O seu sintoma mais conhecido é o surgimento de pequenas erupções vermelhas que se espalham por todo o corpo do paciente.
Com exceção de casos raros, a catapora só pode se manifestar uma vez em cada organismo. É importante alertar que, embora comum, esta é uma doença que pode ser fatal, principalmente quando ela acontece durante a vida adulta. Por outro lado, ela pode ser prevenida e a vacina é a principal arma nesse sentido.
Saiba mais sobre a catapora (varicela)
Esta é uma doença que leva cerca de dez dias para ser curada. Pessoas não vacinadas e que nunca tiveram catapora precisam evitar o contato com o paciente infectado durante a primeira semana de manifestação da doença ou até que as erupções estejam secas. Vale destacar que pessoas que não desenvolveram a doença também podem transmiti-la e que a transmissão pode começar até dois dias antes de os sintomas aparecerem.
Depois que o paciente é infectado, os sinais podem demorar até 21 dias para surgir. Eles incluem: febre, dores de barriga, perda de apetite, mal-estar e desconforto geral. Os principais sintomas da doença são as erupções vermelhas e a coceira. É muito importante que o paciente evite coçar as feridas, caso contrário a doença pode deixar cicatrizes.
O tratamento consiste no repouso do paciente, que deve manter as feridas limpas e secas e ficar isolado para não transmitir a doença para outras pessoas. Médicos podem receitar remédios para aliviar a coceira e, algumas vezes, podem ser receitados antivirais.
Prevenindo a catapora: a importância da vacinação
É importante ressaltar que a catapora pode levar à morte se evoluir para um caso grave ou se levar ao desenvolvimento de infecções secundárias. De forma geral, isso acontece porque as feridas causadas pela doença deixam a pele mais vulnerável à colonização de bactérias, que levam ao desenvolvimento das infecções secundárias e podem provocar a morte do paciente. A evolução do quadro para uma encefalite ou pneumonia hemorrágica grave também pode levar ao óbito. Para evitar que a situação se agrave a este ponto, é importante prevenir a doença com a vacina.
Adultos que não tiveram a doença na infância também devem se vacinar. Os sintomas da doença costumam ser mais fortes nesta fase, incluindo febre alta e erupções maiores e mais graves. Com o sistema imunológico fragilizado, o vírus varicela-zoster encontra mais facilidade para infectar órgão como o pulmão e o cérebro. A Organização Mundial da Saúde alerta para o fato de que o risco de morte em decorrência da catapora é de 30 a 40 vezes maior em adultos.
Como é a vacina para catapora
A vacina consiste em uma aplicação subcutânea do vírus varicela-zoster atenuado. Ela é parte da vacina tetra viral, que também previne sarampo, rubéola e caxumba. A vacina é contraindicada para grávidas, pacientes com HIV ou com o sistema imunológico comprometido. É muito importante que mulheres que pensam em ter filhos, e não contraíram a doença na infância, tomem a vacina antes de engravidar. Isso evita que a mãe transmita o vírus para o feto, o que poderia levar a defeitos congênitos no bebê.
Em alguns casos, a vacina pode causar dor de cabeça e febre.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
E você, mantém a carteira de vacinação em dia e está prevenido contra as principais doenças? Conte nos comentários!