Quais os sintomas da candidíase vaginal?
A candidíase vaginal é uma infecção comum na mulher por causa do desenvolvimento do fungo denominado Candida albicans, que geralmente está presente na flora da área íntima. Quando ocorre uma candidíase, ele se prolifera rapidamente. Vale citar que o quadro é mais frequente em mulheres com o sistema imune baixo e em gestantes. É muito importante ter o conhecimento do problema para sua prevenção. Portanto, confira a seguir mais informações sobre a candidíase vaginal e siga as dicas de saúde.
O que é
A candidíase vaginal também é conhecida como monilíase vaginal, e é uma infecção de origem ginecológica causada pelo fungo Candida albicans. A micose é muito comum, tanto que 3 em cada 4 pessoas terão no mínimo um quadro no decorrer da sua vida. A Candida albicans causa uma inflamação na área íntima e na vulva, razão pela qual ela também é popular como vulvovaginite por Candida.
Causas
O maior causador do problema é o fungo Candida albicans. ele já existe em pequenas porções no corpo feminino, mas de forma equilibrada. Porém, alguns fatores podem desencadear um desequilíbrio no organismo, o que leva o fungo a se reproduzir. Alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da doença são:
- - Uso de antibióticos que podem matar as bactérias saudáveis na vagina, levando ao crescimento de leveduras
- - Consumo exagerado de carboidratos e doces, isso porque a glicose serve como alimento para o fungo da candidíase
- - Sexo sem proteção, já que embora não seja considerada uma DST (Doença sexualmente transmissível), ela pode ser transmitida através do contato sexual
- - Aumento das taxas de estrogênio, pois a medicina acredita que as infecções fúngicas acontecem com mais frequência em mulheres que sofrem disso
- - Roupas e lugares úmidos, pois o fungo da candidíase gosta de locais com umidade, o que estimula sua proliferação desenfreada
Sintomas
Os sinais da doença normalmente surgem quando a imunidade do nosso organismo está baixa. Alguns sintomas incluem:
- - Vermelhidão e inchaço na área íntima
- - Sensação de ardência e intensa coceira na região íntima
- - Ardência e dor durante a relação sexual
- - Corrimento branco do tipo leite coalhado
Tratamento
O tratamento do quadro dura cerca de 15 dias e é indolor. Na maior parte dos casos a solução é atingida com sucesso com o uso de cremes antifúngicos. Eles são aplicados diretamente na vagina. São utilizadas no tratamento pomadas como terconazolcicloexilmetilamina, miconazol, nistatina e gino-canesten. Os medicamentos devem ser aplicados até duas vezes por dia ou conforme as recomendações do seu ginecologista. Ressaltando que não deve ocorrer nenhum tipo de contato íntimo durante o tratamento, especialmente sem preservativo.
Vale citar que quando a mulher sofre de candidíase vaginal, pode passar para o homem durante as relações sexuais. No entanto, eles não apresentam sinais da doença, podendo retornar a infecção à mulher após o tratamento. Por isso quando ela tiver o problema, é importante que seu parceiro se trate mesmo sem nenhuma indicação de sintoma.
Gostou do nosso post com informações de utilidade sobre candidíase vaginal? Então deixe um comentário!
Canal whtasapp: 71 99664-7555