blog facebook WhatsApp
Central de marcação: 71 3622-7555
Vida e Saúde - Blog

Benefícios do exercício físico para a saúde e como iniciar a prática.

segunda, 04 de outubro de 2021

Muito se ouve falar nos benefícios do exercício físico para a saúde. No entanto, começar a praticar atividades regulares pode ser um grande desafio, principalmente para quem está há bastante tempo entregue ao sedentarismo.

Outro fator a ser considerado é quanto à escolha do exercício mais adequado para cada pessoa e objetivo. Existem muitos tipos diferentes de atividade física, de maior ou menor impacto, e que trazem resultados bastante distintos.

Caminhada, corrida e musculação são as mais comuns e que costumam atrair mais pessoas. No caso das duas primeiras, elas podem ser realizadas ao ar livre, sem custo algum. Já a musculação e o pilates, por exemplo, requerem um local preparado, como academias e estúdios com equipamentos.

Para ajudar você a escolher uma atividade e entender qual o exercício físico mais adequado ao seu objetivo e estilo de vida, preparamos algumas dicas e orientações sobre cada um. Acompanhe!

Benefícios de cada modalidade e como iniciar

Ao praticar exercícios físicos regularmente, melhoramos nossa capacidade cardiorrespiratória, a circulação sanguínea e fortalecemos nossa imunidade. Além disso, manter o corpo em movimento também contribui para o fortalecimento dos ossos e, claro, auxilia na manutenção do peso.

Esses benefícios podem começar a aparecer em pouco tempo, desde que haja uma rotina estabelecida, com, pelo menos, 30 minutos de atividade física diária.

Veja a seguir quais resultados cada modalidade traz e como incorporá-las à sua rotina

Exercícios aeróbios

Caminhada e corrida são os exercícios aeróbios mais comuns, mas este grupo também inclui o ciclismo, a natação, aulas de jump, step e, até mesmo, subir escadas (existem, inclusive, aparelhos em academias que simulam a subida de uma escada).

Com movimentos rápidos e constantes, o exercício aeróbio traz benefícios para o pulmões e coração, fortalecendo todo o sistema cardiorrespiratório. Além disso, são recomendados para auxiliar na perda de gordura corporal, sobretudo quando são aliados a dietas de baixo carboidrato.

Se você dispuser de 30 a 60 minutos diários para começar uma caminhada ou andar de bicicleta, logo verá os resultados. Mas se deseja começar mais “de leve”, três vezes na semana já são suficientes para estabelecer uma rotina inicial e, aos poucos, aumentar a frequência ou combinar com outro tipo de exercício físico.

Musculação

A musculação é um dos exercícios físicos mais conhecidos e praticados. Seus benefícios vão muito além de aumentar e fortalecer os músculos. Obviamente, essa é uma parte fundamental, pois uma musculatura fortalecida é muito importante, até mesmo, para atividades do dia a dia.

Portanto, o treino de força na musculação estimula a capacidade máxima para suportar peso ou cargas, mas também auxilia em problemas nas articulações.

E diferente do que muitos imaginam, treino de força também ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Assim como nos aeróbios, a musculação promove uma aceleração do coração, fortalecendo o músculo cardíaco e trabalhando a capacidade pulmonar.

Para quem está buscando reduzir gordura corporal, é um excelente exercício físico, desde que combinado com alimentação balanceada.

Outros benefícios da musculação e treino de força são

  • - aumento da densidade óssea
  • melhora da tonificação e firmeza dos músculos
  • redução do risco de diabetes

Para começar a fazer musculação, você pode optar por uma frequência de três vezes na semana, mas o ideal é que esse exercício físico seja praticado diariamente, com duração de 45 minutos a 1 hora. O profissional responsável irá indicar o treino mais adequado de acordo com seu histórico.

Pilates e Ioga

O pilates é um tipo de exercício físico que trabalha sob princípios da fisioterapia. Muito mais do que uma simples atividade corporal, ele estimula a flexibilidade, melhorando o condicionamento físico, a postura e tratando problemas nas articulações, entre outros, devolvendo a autonomia do movimento.

Já a ioga também atua no alongamento, mas seu benefício principal está no equilíbrio entre corpo e mente. A prática trabalha a respiração, a concentração e o controle sobre os movimentos, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Fisicamente, assim como no pilates, também proporciona mais flexibilidade.

Caso deseje iniciar alguma dessas atividades, você pode começar a praticar uma vez na semana, e intercalar com outras atividades, como caminhadas leves por exemplo.

Treino funcional

O treino funcional se baseia nos movimentos naturais do corpo humano, como correr, agachar, pular, puxar e empurrar. É um exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo e também estimula o equilíbrio.

Entre os principais benefícios do treino funcional para a saúde podemos citar

  • melhora da postura
  • mais agilidade e equilíbrio
  • aumento da flexibilidade e da coordenação motora
  • melhora das articulações
  • mais força muscular
  • melhora do sistema cardiorrespiratório

Para iniciar a prática do treino funcional, você pode procurar um estúdio especializado ou ainda um box de Crossfit. Caso você não pratique nenhuma atividade física, comece com uma frequência menor, de três vezes na semana.

Esportes em geral

Natação, futebol, tênis, entre outras modalidades esportivas, também estão no hall dos exercícios físicos que trazem muitos benefícios para a saúde, não apenas corporal, mas também mental.

Pessoas que praticam algum esporte regularmente - isso vale até mesmo para aquele futebolzinho da quarta à noite ou do domingo - têm menos chances de desenvolver problemas cardíacos e, em geral, possuem um tônus muscular melhor desenvolvido.

Por isso, caso você não se encaixe em nenhuma das modalidades citadas anteriormente, mas tem preferência por algum esporte, vale a pena se dedicar a praticá-lo, pelo menos, de duas a três vezes por semana.

Por que praticar um exercício físico é tão importante?

Nosso corpo é como uma máquina, e da mesma forma, precisa de movimento. Assim como um carro parado tem mais chances de sofrer problemas mecânicos, o organismo humano é uma grande engrenagem que necessita de estímulo, pois não foi feito para a inércia.

Portanto, praticar um exercício físico de modo regular só traz benefícios, de modo que mantém a "máquina humana" em funcionamento, de acordo com sua necessidade.

Especialmente no mundo atual, onde a tecnologia nos proporciona cada vez mais conforto, mas por outro lado nos tira os estímulos de movimento, as atividades físicas voluntárias devem ser incorporadas à rotina.

Através delas podemos evitar problemas como obesidade, doenças cardíacas, colesterol e diabetes elevados, problemas metabólicos e, até mesmo, ansiedade e depressão.

Vale lembrar também que exercícios físicos podem ser realizados em qualquer idade, mas é fundamental passar por uma avaliação médica, principalmente nos casos de pessoas portadoras de doenças crônicas e ou alguma limitação de mobilidade.

Ao analisar o estado de saúde geral e receber o aval do médico, se torna muito mais seguro e eficiente iniciar uma atividade física.

Notícias recentes
Doenças do coração: conheça os diferentes tipos. Sabia que existem diversos tipos de doenças do coração? Conheça mais sobre elas! Saiba mais...
Os benefícios da fisioterapia no tratamento de dores. Conheça os benefícios da fisioterapia e como ela atua no tratamento de diversos tipos de dores. Saiba mais...
Saúde íntima e reprodutiva da mulher: quais cuidados são essenciais? Saiba como proteger sua saúde íntima e reprodutiva e prevenir o surgimento de doenças que podem comprometer a fertilidade. Saiba mais...
Saúde mental e o enfrentamento de dificuldades sociais. Entenda como os fatores sociais impactam na saúde mental, especialmente entre os adolescentes. Saiba mais...
A importância do autocuidado e os benefícios de investir nesta prática. Saiba mais sobre o que é e como praticar o autocuidado e confira tudo que ele pode fazer pela sua saúde. Saiba mais...
Desvio de septo nasal e a dificuldade para respirar. A cirurgia é o único tratamento definitivo para o desvio de septo. Medicamentos e lavagens nasais são indicados para aliviar os sintomas. Saiba mais...
Aleitamento materno e as questões que envolvem essa jornada. Saiba mais sobre os benefícios do aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Saiba mais...
Transtorno de Déficit de Atenção: o que é e como diagnosticar? Saiba mais sobre o Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) e qual a importância do diagnóstico e do acompanhamento adequados. Saiba mais...
Check-up cardiológico: porque é importante e quando fazer. Veja qual a importância de checar a saúde do coração e os exames que devem ser feitos em um check-up cardiológico. Saiba mais...
Doenças do aparelho digestivo: como fazer o diagnóstico? Endoscopia e colonoscopia são exames essenciais para o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. Saiba mais...
Cólicas na gravidez: por que elas acontecem? Em casos de cólicas na gravidez persistentes, o ginecologista e obstetra deve ser consultado. Saiba mais...
6 dicas para curtir o verão com saúde. Veja porque é importante manter os cuidados com a saúde no verão e quais as formas de se proteger. Saiba mais...
Espirometria: importância da análise respiratória completa Veja como o exame de espirometria é importante e quando ele deve ser realizado de forma preventiva. Saiba mais...
Janeiro Branco: como promover a saúde mental dentro das empresas? Entenda a importância da campanha "Janeiro Branco" na promoção da saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Saiba mais...
Dia Mundial do Diabetes: um alerta para a prevenção e controle da doença. Saiba como o diabetes pode afetar seriamente sua saúde e conheça as principais formas de prevenção e controle da doença que atinge milhões de pessoas. Saiba mais...
Febre: o que ela pode indicar e quando procurar ajuda? A febre pode ser sintoma de diversas doenças e costuma sinalizar infecções. Mas afinal, quando procurar um médico? Saiba mais...
Cálculo Renal: o que é e como tratar as pedras nos rins? Saiba mais sobre o cálculo renal, suas causas, como prevenir e tratar o problema. Saiba mais...
Saúde do Homem: campanha Novembro Azul e o foco na prevenção. A saúde do homem está em foco. Você sabia que um em cada seis homens brasileiros será diagnosticado com câncer de próstata? Saiba mais...
Saiba como aproveitar os benefícios dos grãos e sementes na alimentação. Veja como incluir grãos e sementes na sua dieta e aproveite todos os benefícios desses alimentos. Saiba mais...
Acne: o que causa e como evitá-las? Entenda as principais causas da acne e quais os cuidados necessários para evitar seu aparecimento. Saiba mais...