Qual o tratamento para apneia do sono?
A apneia do sono é um problema que aflige muitos brasileiros. Conhecida também como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), a doença crônica é caracterizada pela obstrução total ou parcial das vias, ocasionando paradas temporárias e repetidas da respiração durante o sono da pessoa. Isso oscorre porque as vias aéreas entram em colapso, o que de certa forma impede que o ar chegue aos pulmões. Vamos conferir mais informações sobre a síndrome e acompanhar as dicas de saúde?
O que é
A apneia do sono é um problema muito grave pois causa a parada da respiração por alguns instantes, várias vezes no decorrer da noite. Muitos não têm ideia de que sofrem com o problema. Saiba que existem dois tipos da síndrome:
- - a obstrutiva do sono, que é a mais comum e acontece no momento em que os músculos da garganta descansam durante o sono, sendo que as vias respiratórias ficam fechadas, interferindo e impedindo a respiração correta. Isto pode diminuir a taxa de oxigênio no sangue. No decorrer da apneia obstrutiva do sono, o indivíduo pode desenvolver um ronco ou um barulho parecido com o de um sufocamento
- - a apneia do sono central, que é menos comum e acontece quando nosso cérebro não tem a capacidade de transmitir as indicações para os músculos responsáveis pela respiração. Quem tem esse tipo de apneia pode acordar com falta de ar
Causas
Apneia obstrutiva do sono
A maior causa para essa apneia do sono é a obstrução do canal respiratório. Circunstâncias como aumento das amígdalas, obesidade e mudanças craniofaciais podem causar o problema.
Apneia do sono central
A causa para esse tipo de síndrome é geralmente a insuficiência cardíaca e em casos raros um AVC (acidente vascular cerebral), além de uso de opioides, remédio indicado para dor.
Sintomas
Os sintomas da apneia do sono incluem:
- * Ronco alto
- * Insônia
- * Dor de cabeça
- * Esquecimento
- * Irritação e nervosismo
- * Sono em excesso
Tratamento
O maior objetivo do tratamento desse problema é manter as vias respiratórias sempre abertas para que dessa forma a respiração não seja interrompida durante o sono. Em quadros mais leves, os pacientes podem utilizar aparelhos odontológicos dentro da boca para deixar a mandíbula mais para frente, impedindo o bloqueio das vias aéreas. Já nos quadros moderados a graves é preciso a utilização de uma máscara de pressão positiva nas vias áreas. O objeto joga o ar na via, deixando-a aberta.
Em alguns casos a cirurgia pode ser uma opção. É realizado um procedimento na cavidade óssea ou no nariz ou ainda a remoção de amígdalas quando o paciente ainda está na idade infantil. Isso porque a retirada do órgão em adultos não resolve o problema da apneia do sono.
Alterações nos costumes de vida do paciente podem melhorar e muito o quadro de apneia do sono. Mudanças como perda de peso e evitar ingestão de comidas gordurosas antes de ir para a cama são medidas simples, mas que podem fazer a diferença na vida de quem tem o problema. A melhor forma de evitar a síndrome da apneia é atuando na sua prevenção.
E você, sofre com a apneia do sono ou conhece alguém que possui esta síndrome? Conta pra gente!
Canal whtasapp: 71 99664-7555