Aleitamento materno e as questões que envolvem essa jornada.
O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para o bebê e para a mamãe. Engana-se quem pensa que o leite materno é insuficiente para alimentar uma criança: ele é mais do que suficiente e, além de ser a única fonte de alimento necessária até os seis meses de vida, o aleitamento materno também cria um vínculo eterno entre mamãe e bebê.
O aleitamento materno é uma via de mão dupla: o bebê sente prazer em sugar, pois está na fase oral, além de servir como auxílio no desenvolvimento da boca, mordida e sistema respiratório. Já para as mamães, dar de mamar diminui os riscos de hemorragia pós-parto, depressão, cânceres de ovário e mama, doenças cardíacas, anemia e osteoporose, além de melhorar a autoestima e reforçar o vínculo com o filho.
Orientações para a primeira mamada
A primeira mamada pode gerar certo grau de expectativa nos pais, mas é fundamental que a mamãe não fique aflita caso a interação não ocorra como esperado. Tenha em mente que é uma fase de adaptação e ambos estão conhecendo o processo. Algumas dicas para a primeira mamada
- - Esteja em uma posição confortável para amamentar;
- - A pegada é de fundamental importância, por isso espere que o bebê esteja com a boca completamente aberta para ajudá-lo a pegar o seio;
- - Esprema com carinho a aréola para liberar o leite;
- - Limpe a aréola e o mamilo com o próprio leite;
- - Se não der certo, tudo bem. Interrompa a sucção com o dedo e tente novamente depois.
Como o estômago do bebê é pequeno, ele precisa se alimentar frequentemente. Cada mamada dura, geralmente, entre 20 e 45 minutos e o indicado é a livre demanda. Durante o primeiro mês, o bebê demonstra fome quando começa a chupar o próprio punho ou procurar o seio da mãe. Não espere ele chorar, pois o choro é sinal de muita fome.
Acompanhe o tempo das mamadas (se necessário anote), intercale os seios e também conte as fraldas molhadas.
Empedramento do leite e surgimento de rachaduras: principais cuidados
Ficar com os mamilos doloridos e até mesmo rachados nos primeiros dias de amamentação é bastante comum, por isso a pegada do bebê é de fundamental importância. Mesmo com dor, persista além da primeira semana. Se a dor continuar, um especialista em aleitamento materno deve ser consultado para fornecer uma orientação completa.
- - Principais cuidados com as mamas
- - Posicione o bebê corretamente;
- - Mantenha os mamilos secos. Havendo vazamento de leite, troque o sutiã.
- - Exponha os mamilos ao ar livre e luz solar;
- - Não use produtos que possam retirar a proteção natural do seio, como sabonetes e álcool. Higienize o mamilo com o próprio leite;
- - Evite deixar as mamas muito cheias. Caso estejam muito cheias, retire manualmente o leite antes das mamadas para facilitar a flexibilidade e a pegada adequada.
Leite materno: alimento completo
O leite materno é um alimento completo, por isso o indicado pelos médicos é o aleitamento exclusivo até os seis meses de idade. O bebê que se alimenta do leite materno não precisa de água e nem de outros alimentos durante os seis primeiros meses de vida.
Precisamos derrubar os estigmas de que o leite materno é insuficiente ou fraco. Muito pelo contrário: ele é tudo o que o bebê precisa nestes primeiros meses.