Doenças do coração: conheça os diferentes tipos.
O coração é um órgão vital e por isso merece muita atenção e cuidado. Especialmente porque, diferente do que se imagina, existem diferentes tipos de doenças do coração, que vão muito além daquelas mais popularmente conhecidas, como arritmia, angina ou hipertensão, por exemplo.
Assim, as doenças do coração podem ter causas bastante variadas e estar correlacionadas a outros problemas de saúde que, se não tratados, acabam convergindo em problemas cardíacos.
Vamos então conferir quais os tipos de doenças do coração e a importância do cuidado com a saúde cardiovascular é fundamental.
Tipos de doenças do coração
A população brasileira está envelhecendo mais a cada ano, com o aumento da expectativa de vida. Por isso, os cuidados com a saúde, especialmente relacionados às doenças do coração, são imprescindíveis para garantir a longevidade e o bem-estar das pessoas.
A seguir, listamos os principais tipos de doenças do coração e seus sintomas
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial, ou pressão alta como é mais conhecida, é uma doença crônica e está entre os tipos de doenças do coração mais comuns, atingindo cerca de 25% da população brasileira.
Esse tipo de doença se caracteriza pelo nível elevado da pressão sanguínea, geralmente registrando valores das pressões máxima e mínima iguais ou superiores 140/90 mmHg (14 por 9). Desse modo, somente é possível obter um diagnóstico de hipertensão com a medição frequente da pressão arterial.
Suas causas geralmente estão associadas a fatores hereditários, consumo de cigarro e álcool em excesso, alimentos com alto teor de sódio e gorduras saturadas, sendo agravada pelo sedentarismo e obesidade.
Sintomas - Geralmente, os sintomas da hipertensão aparecem apenas quando ela sobe muito, podendo ocorrer dores no peito, dor de cabeça, visão embaçada, tonturas, zumbido no ouvido e, em alguns casos, sangramento nasal.
Cardiopatia congênita
A cardiopatia congênita se trata de uma anormalidade na estrutura do coração ou na função cardíaca, que aparece entre as primeiras oito semanas de gestação, que é quando o coração do bebê se forma. A doença se dá através de uma alteração no desenvolvimento da estrutura cardíaca do embrião. Pode ser descoberta no nascimento ou quando a criança estiver maior.
Sintomas - os sintomas da cardiopatia congênita podem variar conforme o tipo. Nos recém-nascidos, costuma apresentar as seguintes características específicas, como coloração roxa na ponta dos dedos ou nos lábios, chamada de cianose; cansaço excessivo enquanto o bebê mama; respiração curta e rápida mesmo em repouso, entre outras.
Em crianças maiores, a cardiopatia congênita se apresenta da seguinte forma
- - infecções respiratórias frequentes;
- - dificuldade em ganhar peso;
- - coração acelerado e boca roxa após esforços;
- - a criança cansa com facilidade, comparada a outras crianças da mesma idade.
Doença coronariana
A doença isquêmica arterial coronariana (DAC), ocorre por conta da obstrução das artérias coronárias, geralmente causada por pequenas placas de gordura acumuladas em seu interior, num processo de aterosclerose. O infarto do miocárdio, que é uma das principais causas de morte no Brasil, é resultado direto de um quadro grave de DAC.
Sintomas - o sintoma mais comum de uma doença coronariana é a dor no peito causada a partir de um esforço físico, seja ela menor ou maior. Mas a dor no peito causada pela DAC costuma aparecer da seguinte forma
- - sensação de dor com aperto;
- - sensação de queimação;
- - peso no corpo;
- - dor torácica subesternal que irradia para braços, ombros, costas e mandíbulas.
Doença arterial periférica
A presença de placas de gordura na artéria aorta e nas suas principais ramificações leva ao surgimento da doença arterial periférica (DAP). Assim, o estreitamento parcial de uma artéria pode se tornar mais grave devido à formação de um coágulo de sangue, que pode vir a obstruir por completo a artéria afetada.
Sintomas - entre os principais sintomas de DAP estão o cansaço muscular, dor nas nádegas, quadris e panturrilhas ao caminhar, que cessam logo após o esforço físico ser interrompido; a impotência sexual masculina (mais comum em casos de estenose da aorta inferior, das artérias ilíacas e quando há comprometimento da artéria peniana por obstrução aterosclerótica).
Doença cerebrovascular
Conhecida popularmente como AVC (acidente vascular cerebral) ou derrame, a doença cerebrovascular tem como característica principal o déficit neurológico súbito que se origina de uma ocorrência nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. São dois os tipos de AVC: isquêmico e hemorrágico.
O tipo isquêmico é o mais comum, que ocorre a partir da obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, levando a um deficit de circulação vascular. Já o AVC hemorrágico é causado por uma ruptura espontânea, com presença de hemorragia intracerebral ou intraventricular.
Sintomas - o AVC costuma dar sinais como
- - fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna, geralmente de um lado do corpo;
- - alteração na visão;
- - alteração na fala ou compreensão;
- - confusão mental;
- - perda de equilíbrio e coordenação;
- - tontura ou alteração no andar;
- - dor de cabeça intensa, súbita e sem causa aparente.
Doença reumática cardíaca
A doença reumática cardíaca (DRC) pode ocorrer em decorrência da febre reumática, que é uma doença inflamatória iniciada através da infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, que pode resultar em no aparecimento de amigdalite e, em alguns casos, leva a uma reação exagerada do sistema imune, prejudicando a saúde do coração e também de outros órgãos.
Sintomas - a reação autoimune da infecção pela bactéria pode causar febre; dor no peito; inflamação cardíaca, sensibilidade, calor, inchaço e dor nas articulações.
Importância de cuidar da saúde do coração
Diferente do que se acredita, as estatísticas apontam as doenças do coração como a principal causa de morte no Brasil, na frente de doenças como o câncer, dos acidentes de trânsito e da violência urbana.
E são duas doenças específicas as que mais matam: a doença arterial coronariana (taxa de mortalidade de 80,02 para cada 100 mil habitantes) e as doenças cerebrovasculares (taxa de 56,58/100 mil).
Esses dados servem para demonstrar a importância de conhecer os diferentes tipos de doenças do coração, suas causas e sintomas, a fim de prevenir e buscar o tratamento adequado, quando diagnosticadas.
Por isso, não deixe de fazer seus exames de rotina e procurar um médico sempre que observar algum sintoma incomum e persistente.