Saiba como funciona o tratamento de verrugas.
Verrugas são proliferações benignas que ocorrem nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa. Elas possuem formações grossas e ásperas que aparecem geralmente nas mãos e nos pés. Apesar da aparência não muito agradável, o tratamento de verrugas é simples, e o primeiro passo deve ser sempre procurar um médico dermatologista para investigar a causa e definir o melhor método para curar cada uma delas. Não se deve jamais cair em tentação e arriscar retirá-las em casa, pois isso aumenta as chances de que elas se espalhem.
Como é o tratamento de verrugas
O tratamento de verrugas pode variar conforme a idade do paciente e também de acordo com o tipo de proliferação. Independetemente do caso, é importante buscar auxílio médico para trata-las pois elas são contagiosas, principalmente quando coçam e sangram.
Elas são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), que é transmitido por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. Pequenas feridas são uma via de contágio comum, motivo pelo qual as verrugas são mais recorrentes em áreas de traumas. Também pode haver transmissão pelo contato sexual e pela via materno-fetal no momento do parto.
Confira os métodos de tratamento utilizados em cada situação:
Crianças
As verrugas mais comuns, que aparecem geralmente nas mãos, podem ser tratadas no dia a dia pelos pais por meio da aplicação de substâncias à base de ácido salicílico indicadas pelo médico. O incômodo é mínimo, mas para obter bons resultados é importante fazer o tratamento por várias semanas. Se a verruga começar a doer, recomenda-se parar o tratamento por um tempo.
Adultos e crianças maiores
Para os adultos e crianças maiores, geralmente é preferível tratar a verruga por meio da crioterapia, congelando a verruga a uma temperatura de -200ºC com nitrogênio líquido, que terá que ser aplicado várias vezes. Em uma semana a verruga cai, deixando a pele lisinha.
Outas opções:
A cauterização das verrugas é outra alternativa. Nele, queima-se a área afetada e por essa razão pode haver algum risco para a pele das crianças. Para as verrugas mais profundas, pode ser necessária a extirpação cirúrgica, um método seguro e com bons resultados. A eliminação das lesões pode passar também pelo tratamento com laser, que costuma ser mais rápido, mais seguro e com menos riscos.
Outra forma de tratamento é a imunoterapia, que utiliza o sistema de estímulo da imunidade do próprio corpo. Atualmente existem vários métodos de imunoterapia em uso. É possível usar ainda injeção de interferon, que também ativa a reação imune para combater a verruga.
Verrugas anogenitais
Existem várias métodos para se tratar as verrugas genitais e alguns deles podem ser parcialmente combinadas. Um tratamento sintomático como a remoção cirúrgica das verrugas é muitas vezes combinado com um tratamento causal. Além disso, pode ser realizado tratamento a laser, menos invasivo, mais específico e que deixa menos cicatrizes. Outras opções são cauterização, crioterapia e o uso de medicamentos.
Os principais tipos de verrugas
- Verrugas vulgares
São as mais comuns. Elas têm formato de "bolinhas" (pequenas pápulas na linguagem mais técnica). São irregulares, endurecidas e ásperas. Aparecem em áreas sujeitas a maior trauma, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas.
- Verrugas filiformes
Têm formato de projeções finas e alongadas, em geral isoladas e/ou pouco numerosas. Podem aparecer na face, pescoço, pálpebras e lábios. Sua incidência é alta em pessoas mais velhas.
- Verrugas planas
Elas também assumem a forma de "bolinhas". São acastanhadas ou amareladas, de no máximo 5 mm, com superfície plana e lisa. Aparecem na face e no dorso das mãos de adolescentes.
- Verrugas plantares
Parecem um anel periférico mais espesso com pequenos pontos escuros no centro da lesão. Elas lembram a imagem de um “olho de peixe”, nome pelo qual são popularmente conhecidas. Aparecem nas plantas dos pés, provocando dor ao andar.
- Verrugas anogenitais
São lesões vegetantes, úmidas, isoladas ou agrupadas, que lembram o aspecto de couve-flor (condiloma acuminado). Aparecem na mucosa genital feminina e masculina, uretra, vagina, colo do útero, região perianal ou mucosa oral.
Agora que você já sabe como é o tratamento de verrugas e como identifcar os diferentes tipos, fique atento ao seu corpo. Se notar o aparecimento desse tipo de profileração, procure um médico dermatologista para tratar o problema e preservar a sua saúde.
Você já imaginou uma clínica na qual você encontra várias especialidades de médicos, por preços bastante acessíveis? Então conheça o Grupo SH Brasil!