Resoluções de ano novo para melhorar sua saúde em 2017.
Ano Novo, vida nova. Que atire a primeira rosa branca ao mar quem nunca fez um monte de promessas que nunca foram cumpridas. Parar de fumar, emagrecer, não brigar mais com a sogra, fazer as pazes com o vizinho, passar o ano inteiro sem comer fast food, nunca mais colocar um pingo de álcool na boca. Mas que tal dessa vez fazer um trato com você mesmo e só prometer coisas tão fáceis de fazer, porém saudáveis, que vai dar até vergonha se não realizá-las? Confira algumas resoluções de ano novo que você pode fazer – e cumprir – para melhorar a sua saúde em 2017.
Beber mais água
Não estamos nem falando de parar com o refrigerante ou a cerveja, mas sim de beber mais água - pura, límpida e cristalina. Você sabe que o organismo precisa de pelo menos 2 litros por dia para manter todas as suas funções em perfeito funcionamento, levando mais nutrientes e oxigênio para todas as células. Então faça assim: em vez de ficar contando copinhos durante o dia, faça o desafio da garrafa. Encha uma garrafa de 2 litros de água pura e só vá dormir depois que ela estiver vazia.
Aumentar a atividade física
Quantas vezes você já prometeu entrar para a academia, chegou até a pagar mensalidade e largou de lado sem dó nem piedade? Então em 2017 faça diferente: salte do transporte um ponto antes do tradicional para andar um pouco mais até o trabalho, use as escadas em vez de elevador, leve o cachorro para passear mais vezes. Assim você estará saindo um pouco do sedentarismo e exercitando a musculatura. Vai que acaba tomando gosto pela coisa de vez e se empolga para começar uma atividade mais regular?
Ter uma alimentação mais saudável
Essa é clássica, mas você pode fazer disso um verdadeiro programa de sábado ou domingo: se você é amante do bom prato, que tal se lançar no desafio de conhecer um prato saudável de um lugar diferente do mundo uma vez por semana? Junte os amigos e saia à caça de sabores diferentes, regionais ou internacionais – mas só vale se não levar ingredientes gordurosos, dando preferência aos pratos naturais. Uma boa dica é bater um papo com um nutricionista e ouvir algumas ideias.
Dormir melhor
Uns dizem que o ideal é ter 8 horas de sono, outros garantem que isso varia de acordo com a idade, outros ainda afirmam que depende do organismo. Mas uma coisa é certa: mais do que a quantidade, o que importa mesmo é a qualidade. Então procure dormir mais cedo, sim, mas também tente identificar como são as suas noites. Acorda muito para ir ao banheiro? Ronca ou tem apneia? Sofre de bruxismo? Tem tido pesadelos? Colocar o smartphone para gravar seu sono e ver no dia seguinte pode revelar grandes surpresas. Depois procure um especialista e veja como resolver o problema que você identificou. Com certeza melhorará em muito a sua qualidade de vida.
Pegar 15 minutos de sol todos os dias
Bastam 15 minutos de sol todos os dias, sem protetor solar, antes das 10h e após às 16h, para você repor sua carga de vitamina D. Ela é tão importante para o organismo que, só para você ter uma ideia, esse hormônio esteroide hipossolúvel controla 270 genes (inclusive as células do sistema cardiovascular), previne 17 tipos de câncer e ainda é a base de tratamento e várias doenças autoimunes. Você até pode ingerir a vitamina D através de alguns peixes gordos, mas é o sol o responsável por 80% a 90% da quantidade necessária para o corpo – e ainda por cima é de graça. Afinal, o sol é para todos.
Fazer um checkup
Muita gente diz que não faz checkup por falta de tempo ou preguiça, mas normalmente é por medo mesmo, de acabar descobrindo alguma doença. Só que o diagnóstico precoce é essencial para a cura da maioria absoluta dos males, facilitando e potencializando os efeitos de qualquer tratamento. Então não custa nada fazer uma bela bateria de exames e ficar tranquilo, já pensando nas resoluções que vai fazer para 2018.
Fazer você mesmo(a) mais feliz
Você já reparou como há gente mal humorada no mundo, com a fisionomia carregada e cheias de palavras pesadas? São pessoas que esperam a felicidade ser trazida por alguém, e não veem que nós é que temos que nos fazer felizes. Comece tirando meia hora por dia para se conhecer melhor, sem a interferência de ninguém, e vá descobrindo o que o faz feliz. Vá à praia, ao jogo de futebol, saia com os amigos, veja todos os filmes que quiser, faça aquela viagem que se promete há anos, não faça nada – mas fique em paz consigo mesmo. Se fazer feliz é a melhor forma de manter a sua saúde. Feliz 2017!
E você, já fez suas resoluções de fim de ano? Conte para a gente o que você espera mudar em 2017!