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Vida e Saúde - Blog

Entenda a importância do Programa de Conservação Auditiva – PCA

terça, 07 de maio de 2019

A perda auditiva ocupacional, induzida por ruídos ou vibrações, continua a ser um dos distúrbios ocupacionais mais comuns. Esse é um dos motivos pelos quais o Programa de Conservação Auditiva (PCA) é tão importante.

A implementação de um Programa de Conservação Auditiva exige vários elementos como a medição do ruído ao qual os trabalhadores estão expostos, implementação de controle de ruído, realização de exames auditivos frequentes nos trabalhadores, treinamento e o uso de proteção auditiva.

Mas qual a importância do Programa de Conservação Auditiva para a sua empresa? É o que você vai descobrir agora!

Programa de Conservação Auditiva: do que trata?

O ruído associado a vibrações, radiações ou a agentes químicos pode causar muitos danos à audição. O Programa de Conservação Auditiva tem por objetivo garantir a saúde auditiva dos trabalhadores que estejam expostos a altos níveis de pressão sonora por meio da prevenção e tratamento das perdas auditivas ocupacionais.

Para um controle eficaz, o PCA deve ser integrado com o PCMSO e o PPRA e ser realizado em parceria com todos os setores da empresa como medicina, engenharia e administração de pessoal.

Quais são os objetivos do PCA?

Os objetivos do PCA são:

  -  identificar rapidamente os funcionários com perda auditiva ou com problemas de audição; 
  -  reduzir os custos associados a insalubridade e às reclamações trabalhistas;
  -  melhorar a rotina de trabalho dos trabalhadores da empresa;
  -  fazer o diagnóstico precoce de doenças e perdas auditivas;
  -  adequar a empresa às exigências da lei.

Com qual periodicidade deve ser realizada a audiometria no PCA?

Os exames audiométricos devem ser realizados na admissão, seis meses após a admissão, anualmente e na demissão dos funcionários. Na demissão, o exame audiométrico é considerado válido se tiver sido realizado até 135 dias antes da data do exame médico demissional, caso a empresa seja classificada em risco 1 ou 2.

Caso a empresa seja classificada em risco 3 ou 4, o exame audiométrico é válido caso tenha sido realizado em até 90 dias antes do exame médico demissional.

O intervalo mínimo entre os exames audiométricos pode ser reduzido mediante negociação coletiva de trabalho, por notificação de agente do Ministério do Trabalho ou ainda a critério da empresa. Outros exames médicos podem ser realizados, a critério da empresa, para avaliar a saúde auditiva dos funcionários.

Quais são os benefícios do PCA para a empresa?

O PCA pode oferecer muitos benefícios para a empresa, entre eles podemos citar a diminuição do número de acidentes e aumento da produtividade, devido à redução do estresse e a melhoria das condições de trabalho.

Além disso, o Programa de Conservação Auditiva possibilita a redução de gastos com contratações e treinamentos, melhoria no relacionamento entre os funcionários e a administração da empresa, e também a redução de gastos com indenizações trabalhistas.

O PCA envolve um trabalho de vigilância e controle do ambiente de trabalho para eliminar os níveis sonoros capazes de provocar danos à audição dos trabalhadores por meio do reconhecimento e da antecipação do controle de riscos.

A sua empresa está investindo em saúde e segurança do trabalho? Quer saber mais sobre isso e como fazer para ter sucesso nessas questões?

Ligue 3622-7552 

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