Mulheres, por que fazer o preventivo?
Você sabe qual a importância do exame preventivo para a saúde das mulheres? Se já ouviu falar, mas não sabe ao certo o que é o exame, este post foi feito para você. O preventivo, também chamado Papanicolau, é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas.
No artigo de hoje, você também vai entender o que é o preventivo, sua importância, quando deve ser feito, qual a especialidade médica que deve realizar o procedimento, quais os riscos para mulher se ela não fizer o Papanicolau e também o porquê que o exame também pode ser realizado na gravidez. Acompanhe:
O que é o exame preventivo?
O preventivo é um exame que precisa ser realizado em toda a mulher que já teve ou tem vida sexual ativa. O exame detecta as seguintes doenças:
- - Alterações causadas pelo HPV;
- - Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
- - Infecções vaginais;
- - Inflamações vaginais;
- - Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)
Qual a importância do preventivo?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina e é a quarta causa do óbito de mulheres no país por câncer. Ele só fica atrás do câncer de mama. O exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precoces do colo de útero e, consequentemente, realizar o diagnóstico do câncer de colo de útero.
A principal causa do câncer de colo de útero é o contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). Contudo, a presença do vírus não significa o desenvolvimento de um tumor.
Quando deve ser feito?
O exame deve ser realizado em mulheres com vida sexual ativa, que estejam na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade. Como o câncer de colo de útero tem uma longa evolução, o exame pode ser realizado a cada três anos. Porém, para maior segurança do diagnóstico os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.
Para garantir um resultado correto do exame, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com preservativo) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Qual a especialidade médica que deve realizar o procedimento?
A especialidade médica que realiza o exame preventivo é a ginecologia. Durante realização do exame preventivo o ginecologista faz uma raspagem suave no colo e na entrada do útero a fim de retirar algumas células para serem analisadas no laboratório. O procedimento pode provocar uma cólica leve e um pequeno sangramento, que são considerados normais.
Qual o risco para mulher, de não fazer o preventivo?
Se a mulher não fizer o preventivo, ela corre o risco de detectar o câncer de colo de útero em um estágio mais avançado. Entretanto, quando o diagnóstico é realizado na fase inicial, as chances de cura deste tipo de câncer podem chegar a 100%.
Por que o preventivo também deve ser realizado na gravidez?
A gestante pode fazer o exame preventivo sem trazer nenhuma consequência para o feto. O exame deve ser solicitado quando o último exame foi realizado há mais de três anos ou quando o médico ginecologista achar necessário.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Gostou do artigo de hoje? Ele foi útil para você? Conte para a gente nos comentários?