Saiba mais sobre o Plano de Atendimento à Emergência (PAE)
O Plano de Atendimento à Emergência (PAE) é um plano elaborado para determinar as devidas prevenções de emergências em empresas públicas ou privadas, tais como incêndios, explosões, desastres naturais, transporte de produtos de alta periculosidade, entre outros.
No Plano de Atendimento à Emergência todas as medidas e procedimentos relacionados à emergência precisam estar documentados e devidamente formalizados.
A finalidade do Plano de Atendimento à Emergência é ter condições para resolver ou minimizar qualquer acidente que possa ocorrer futuramente dentro ou fora da empresa, já devidamente identificado ou com risco elevado.
Utilizar o Plano de Atendimento à Emergência é fundamental, uma vez que ele contém planos de ação para que seja possível reduzir ou evitar danos materiais e riscos para funcionários e meio ambiente.
O PAE deve identificar os riscos a que o empreendimento está exposto e possíveis cenários de emergência identificados, além de organizar formas de socorro e ações que reduzam as consequências desses riscos. Serve também para organizar os procedimentos de evacuação, através de treinamentos e atendimentos de emergência.
Uma vez que o Plano de Atendimento à Emergência seja implantado, ele deverá passar por uma revisão de procedimentos, periodicamente, quando possíveis riscos podem ser incluídos e reavaliados conforme a necessidade.
Características do Plano de Atendimento à Emergência:
- Simplicidade
O PAE deve ser de fácil compreensão, facilitando o entendimento e evitando erros, confusões e discordâncias.
- Flexibilidade
Deve ser elaborado de forma a permitir a adaptação de procedimentos em situações não coincidentes com os cenários previstos.
- Adequação
O PAE deve descrever as situações de risco, deve estar adequado à realidade da empresa e seus meios.
- Dinamismo
O Plano de Atendimento deve ser dinâmico e passar por atualizações periódicas, em função da análise de riscos e novas ameaças identificadas.
- Precisão
Os procedimentos, em caso de emergência, devem ser descritos com clareza na atribuição de responsabilidades.
Componentes do Plano de Atendimento à Emergência:
- Componentes técnicos
Sinalização de emergência com informações, proibições e obrigações claras. Sinalização sonora e de incêndios, extintores, bocas-de-incêndio, carretéis, detectores de incêndio, plantas baixa, pictogramas e equipamentos de combate a incêndio.
- Componentes humanos
Centros de coordenação de emergências para identificar e avaliar perigos, planejar e coordenar ações de combate, evacuação, alertas, alarmes, manutenção de equipamentos.
- Componentes de capacitação
Informação prévia, capacitações regulares e contínuas, treinamentos para situações de emergência.
- Componentes médicos e primeiros socorros
Deve ter, à disposição, meios para prestar os primeiros socorros e atendimentos em caso de emergências.
Situações de Emergência
- Emergências químicas e biológicas
Emergências químicas são bastante comuns. Assim como acidentes ou incidentes que resultem em exposição a agentes biológicos patogênicos. Essas circunstâncias devem ser imediatamente notificadas ao responsável, com providências de avaliação médica, vigilância e tratamento, devendo ser mantido registro por escrito desses episódios e das providências adotadas.
- Emergência radiológica
No caso de contaminação de superfície com líquido radioativo, efetuar procedimentos de descontaminação e verificar níveis residuais de radiação. Assim como notificar e informar órgãos competentes.
- Incêndios e explosões
Incêndios e explosões passam por procedimento de evacuação do local e comunicação com bombeiros. Caso haja vítimas potenciais, também deve-se acionar a SAMU. As vias de acesso devem ser preparadas para a chegada de bombeiros e ambulâncias.
- Catástrofes e emergências ambientais
Emergências ambientais são eventos súbitos, de origem natural, previsíveis ou não, que provocam danos materiais e humanos. As catástrofes naturais causam ruptura entre o ambiente natural e o sistema social, afetando gravemente a segurança das pessoas e as condições de vida das populações.
- Emergências humanas
Emergências humanas são acidentes que envolvem funcionários, prestadores de serviços ou clientes, podendo ocorrer a qualquer momento. Entre os mais comuns estão choque elétrico, queimaduras em equipamentos e parada cardiorrespiratória.
Para circunstâncias de risco faz necessária a implementação do PAE, e seu maior benefício é a segurança de colaboradores, clientes, prestadores de serviço, população local e meio ambiente.
A sua empresa está investindo em saúde e segurança do trabalho? Quer saber mais sobre isso e como fazer para ter sucesso nessas questões?
Ligue 3622-7552