Mitos sobre a diabetes.
A diabetes é uma doença temida e que acomete pessoas de todas as idades. E não se sabe exatamente as causas, mas muitas coisas erradas são faladas sobre este mal. Estas inverdades fazem muito mal à saúde da população em geral. Para evitar esta desinformação, vamos dar algumas dicas e comentar neste post 5 mitos sobre a diabetes que, na verdade, é uma doença grave, potencialmente mortal e que deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes.
A divulgação de informações corretas sobre a diabetes é importante para reverter o quadro atual que dá conta de que os casos de diabetes no Brasil estão crescendo muito rapidamente, podendo ser considerada uma verdadeira epidemia. Em 5 anos, o País registrou uma media de 2,5 mil internações por causa das diabetes tipos 1 e 2. O tipo 2 representa mais de 90% dos casos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e é o único que pode ser prevenido.
Alguns mitos sobre a diabetes
Diabetes não é uma doença grave
É sim. Por isso mesmo, as pessoas que têm diabetes devem controlar a doença de forma adequada, se prevenindo ou, na pior das hipóteses, retardando possíveis complicações. A diabetes causa, no Brasil, mais mortes por ano que o câncer da mama e a AIDS juntos. As estatísticas também demonstram que de cada três pessoas portadoras da diabetes, duas morrem de alguma doença cardíaca ou por causa de acidente vascular cerebral (AVC).
Comer muito açúcar causa diabetes
Nem sempre, mas pode aumentar o risco. A diabetes tipo 1 é causada pela genética e fatores ainda desconhecidos que provocam a doença. Já a diabetes tipo 2 é causada por fatores genéticos e estilo de vida. Ou seja, se você está acima do peso devido a uma dieta muito rica em calorias, suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 são maiores. Por isso, evite o consumo de bebidas adoçadas com açúcar - como refrigerantes, sucos de frutas industrializados, energéticos e chás doces -, para prevenir a diabetes.
A diabetes é contagiosa
Não. Mesmo que as causas ainda não sejam 100% conhecidas, uma coisa é certa: ninguém pega diabetes por conviver com alguém que tem a doença. Diferentemente de um resfriado, gripe, AIDS e outras doenças transmissíveis, a diabetes está muito mais relacionada com a genética de cada um e também ao estilo de vida das pessoas.
Todo mundo pode comer frutas à vontade porque nunca vai ocasionar diabetes
Não é bem assim. As frutas são muito saudáveis e devem ser consumidas regularmente. Mas todo exagero é perigoso. Além de fibras, vitaminas e minerais, as frutas têm carboidratos e, se em grande quantidade, podem levar à diabetes. A quantidade ideal de frutas para cada pessoa e a frequência do consumo dependem de pessoa para pessoa, por isso, o ideal é consultar um médico sobre isso para saber qual a recomendação para o seu caso.
Quem tem diabetes pode comer de tudo, menos açúcar
Falso. Os portadores de diabetes precisam seguir um plano de alimentação que prevê baixo teor de gordura saturada e trans, moderada em sal e açúcar, rica em proteína magra, farta de grãos integrais e frutas. Aqui, vale lembrar que os alimentos dietéticos não oferecem nenhum benefício especial porque a maioria deles ainda podem elevar os níveis de glicose no sangue. São mais caros e ainda, em alguns casos, promovem um efeito laxante, o que não é recomendado para diabéticos ou não.
A qualquer indício de diabetes, procure um médico especialista. Quando tratada adequadamente, a doença pode ser controlada permitindo qualidade de vida ao portador. Fique atento!