Menstruação atrasada, saiba as principais causas.
A menstruação costuma incomodar grande parte das mulheres, no entanto, o mais correto é que o ciclo sempre esteja regularizado. Isso indica que seu corpo está funcionando da forma adequada, sem contar que elimina as chances de gestação. Mas, você sabe o motivo do atraso de uma menstruação? A primeira suspeita é de uma gravidez. Descartada a possibilidade, saiba que toda alteração menstrual deve ser investigada se ocorrer com insistência por três meses. Portanto, vamos conferir as 5 causas para menstruação atrasada?
Dietas extremamente restritivas
Uma mudança drástica na alimentação de qualquer pessoa pode interferir no ciclo menstrual. Isso porque se você inicia uma dieta que restringe um grande grupo alimentar com o objetivo de perder peso, o organismo entende que está ocorrendo uma dificuldade. Dessa maneira, o corpo corta funções que não são consideradas essenciais para sua preservação, como por exemplo, a atividade reprodutiva, com o objetivo de buscar nutrientes que faltam no sangue. Vale citar que alterações no ciclo ou amenorreia são muito comuns em mulheres que sofrem de anorexia nervosa.
Estresse
Se estiver com estresse, seu organismo inibirá a ovulação, já que ele compreende que você não se encontra em boas condições de reproduzir. Uma mulher que esteja sofrendo um estresse enorme não ovulará e, dessa forma, não vai menstruar. Alguns casos que podem levar a este quadro são mortes na família, acidentes automotivos ou o recebimento de uma notícia desagradável. Procure ajuda psicológica se o nervosismo não melhorar, combinado?
Atividade física em excesso
Fazer exercícios físicos pesados com muita frequência pode afetar o ciclo menstrual, e também interrompê-lo por certo período. Isso ocorre porque nosso organismo gasta energia com as atividades e, dessa maneira, não entra no período fértil. Vale ressaltar que a prática de exercício moderado incentiva o corpo a liberar endorfina, a substância associada ao bem-estar que diminui o estresse e regulariza a menstruação. Já um treino intenso estimula o aumento da prolactina, hormônio responsável por preparar a mulher para a fase de amamentação do bebê, o que provoca falhas na menstruação.
Excesso de peso
Você sabia que a obesidade afeta o ciclo menstrual? Isso porque a enorme quantidade de gordura nos tecidos pode prejudicar o bom funcionamento da hipófise, interferindo no ciclo. Por isso a importância de se manter sempre uma vida saudável com uma dieta balanceada, rica em vitaminas e nutrientes. Procure evitar gorduras em excesso, além das frituras e refrigerantes.
Sono desregulado
Mudanças bruscas do sono, como alterações seguidas do fuso horário ou insônia podem ocasionar um desequilíbrio hormonal. Isso acaba afetando o ciclo menstrual, especialmente se a ausência de sono for acompanhada de ansiedade e estresse. Mas, essa não é uma das causas mais frequentes de alteração no ciclo da mulher. E, portanto, precisa ser investigada depois de excluída as outras possibilidades.
Além dos fatores citados acima, problemas de endometriose, ovários policísticos, mioma uterino e na tireoide são algumas das doenças associadas à ausência de menstruação. Como podem ocorrer diversas causas para o atraso, o mais recomendado é procurar seu médico o quanto antes. Dessa forma ele poderá fazer uma investigação minuciosa do seu problema para encontrar a melhor solução.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Quer mais dicas para a sua saúde? Veja a importância do exame preventivo para a saúde da mulher.