Inflamação muscular: como evitar e quando procurar um médico.
Uma dorzinha incômoda no ombro, aquela dificuldade ao subir uma escada, uma tensão no pescoço, na maioria das vezes, estas dores são indícios de inflamação muscular. Geralmente, esta inflamação é resultado de um esforço físico exaustivo em treinos e práticas esportivas, postura inadequada e até mesmo estresse. Porém, em casos mais severos, pode ser o primeiro indício de um quadro clínico mais sério.
Saiba a seguir como reagir aos primeiros sinais de uma inflamação muscular e quando é necessário procurar ajuda médica.
Como evitar ou amenizar a inflamação muscular?
A prática de atividades físicas pode ser uma das fontes da inflamação nos músculos. Por isso, ao fazer exercícios, fique atento à intensidade da carga, à quantidade de repetições e ao intervalo entre as atividades. Estes cuidados vão ajudar a evitar as inflamações. Já os chamados “esportistas de fim de semana” devem ter uma atenção redobrada. Fazer em um só dia o esforço da semana toda é aumentar a chance de a inflamação surgir. Caso, mesmo diante desses cuidados, você se depare com algum sintoma de inflamação muscular, adote estas medidas:
- Descanse! Evite atividades físicas que desgastem ainda mais o músculo e, com isso, provoquem o aumento da dor;
- Compressas de água quente costumam aliviar a dor, pois melhoram a circulação do sangue na área;
- A alimentação também pode ser um grande aliado. Existem alimentos que têm, naturalmente, propriedades anti-inflamatórias. Experimente: abacate, peixe, gengibre, cúrcuma, alho, brócolis, nozes, tomate, beterraba, folhas verdes escuras, sementes de chia e alimentos ricos em ômega-3 e vitamina C;
- Massageie a área com óleos anti-inflamatórios;
- Termine o dia com uma boa noite de sono. O descanso de oito horas vai contribuir com a diminuição gradativa da dor.
Devo ir ao médico por causa de uma inflamação muscular?
Quando a dor permanece mesmo após o descanso ou dura mais de três dias, evite as soluções caseiras e a automedicação. Mesmo uma inflamação muscular leve pode ser sintoma de um quadro maior. Doenças como fibromialgia, esclerose múltipla e lúpus têm as dores musculares como um de seus sintomas. Às vezes, a causa pode ser o uso de um medicamento, picadas de insetos ou animais peçonhentos, hipotireoidismo e até mesmo uma gripe.
Esse tipo de inflamação apresenta outros sintomas?
Sim, uma inflamação muscular pode vir acompanhada de outros sintomas. Fique atento se, além do incômodo nos músculos, você apresentar algum dos quadros abaixo:
- - inchaço;
- - febre;
- - vômitos ou tonturas;
- - rigidez muscular;
- - dificuldade de locomoção;
- - fraqueza muscular;
- - vermelhidão ou sinal de infecção no local;
- - dor generalizada;
- - dificuldade para respirar ou para engolir.
Se além das dores musculares, você tiver algum dos outros sintomas listados acima, não pratique a automedicação. Além de mascarar o real motivo da inflamação, a dosagem inadequada ou mesmo uma alergia ao medicamento podem piorar o quadro. Outra dica importante é avaliar se a dor está localizada em apenas um dos lados do corpo. Por exemplo, se as dores são nas pernas e derivam de exercício físico, em geral, ambas vão doer. Se não for assim, a inflamação pode ser mais grave.
Nestes casos, procure por um médico ortopedista que poderá diagnosticar os motivos da inflamação. Durante a consulta, é importante que você conte todos os sintomas que vem sentindo e por quantos dias, os medicamentos que você usa, se passou por alguma cirurgia ou teve alguma lesão muscular recente, a intensidade da dor. Estas informações vão ajudar o médico a chegar a um diagnóstico mais preciso.
Quando a inflamação surgir ou antes de iniciar uma prática esportiva, agende uma consulta. Na SH Brasil, você encontra várias especialidades médicas por preços acessíveis.