Dicas para se prevenir contra a hipertensão.
O controle da hipertensão com medicamentos faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. A enfermidade sobrecarrega o coração e é séria, podendo causar problemas graves para os rins, visão e para o cérebro. Sem contar que ainda ocasiona o infarto do miocárdio. Entretanto, atitudes simples podem evitar o problema ou auxiliar no controle. Como, por exemplo, a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável. Veja a seguir dicas para se prevenir contra a hipertensão que vão fazer toda diferença para sua saúde.
Confira periodicamente a pressão arterial
Mesmo quem não sofre com hipertensão precisa estar atento e medir sua pressão com certa frequência. Muitos sofrem com o problema, mas nem desconfiam que possuem a doença. E dessa forma acabam ignorando os cuidados, e podem ter transtornos muito mais graves no futuro, como um infarto, por exemplo. Por isso, não seja negligente e faça uma visita ao médico para que ele possa fazer uma avaliação geral da sua saúde.
Fique longe do cigarro
Se você quer ficar livre dos riscos da hipertensão, mantenha o cigarro apagado, ok? Isso porque o tabagismo é um dos maiores fatores de risco que levam ao desenvolvimento de uma doença arterial coronariana. As propriedades tóxicas do cigarro enrijecem as artérias, o que afeta a passagem do fluxo de sangue e faz com que a pressão fique nas alturas. Se você ainda não largou o vício, está aí mais uma razão para mudar de ideia.
Mantenha uma dieta saudável
O sal em excesso, além das gorduras saturadas, da mesma forma como o consumo de gorduras trans, contribuem para a hipertensão. Por isso é muito importante evitá-los ao máximo. Somente assim você consegue afastar o risco da doença ou ao menos controlá-la, se você já sofre com o mal da pressão alta. Procure incluir em sua rotina opções saudáveis, como frutas e legumes, por exemplo. Aveia e cereais integrais são ótimos alimentos para diminuírem a pressão alta.
Evite o excesso de peso
A enorme quantidade de gordura do corpo também interfere no aumento da pressão. Lutar contra os ponteiros da balança é uma ótima opção para quem pretende ficar longe dos riscos da hipertensão. Isso porque o coração se sente obrigado a elevar a força para bombear o sangue para os outros órgãos do nosso corpo. Quando o peso cai, geralmente também diminuímos a dose dos remédios.
Faça atividades físicas
O sedentarismo é um prato cheio para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Inclusive, pessoas preguiçosas possuem muito mais chances de contrair a doença em comparação com aquelas que praticam esportes. Fazer exercícios físicos com regularidade melhora a saúde do coração, e evita a sobrecarga do órgão. Sem mencionar o fato de que realizar atividades causa uma sensação anti-hipertensiva por auxiliar na queima dos quilinhos a mais. Até porque não basta somente perder peso, é preciso diminuir a massa gorda.
O esporte é benéfico para a circulação sanguínea, pois melhora a oxigenação e, consequentemente, ajuda na redução da pressão sanguínea. Mais um motivo para você começar a praticar um exercício o quanto antes.
Com essas atitudes você pode levar uma vida muito mais saudável e ainda evita a hipertensão e todos os seus problemas trazidos por esta doença.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Cuidar da saúde do coração é fundamental, não é mesmo? Então continue com a gente e não perca mais nenhuma dica.