Quais exames devo fazer antes de engravidar?
A gestação é um momento muito especial na vida de qualquer mulher. Mas vale ressaltar que é necessário que o organismo esteja saudável e acima de tudo preparado para passar por essa fase com muito mais tranquilidade. Saiba que é possível zelar pelo nosso corpo e saúde antes mesmo de engravidar. E você pode fazer isso por meio de exames com a função de avaliar a condição física feminina, além de possíveis problemas que podem acontecer no decorrer da gravidez. Portanto, vamos conferir alguns exames para se fazer antes de engravidar?
Hemograma completo
Este é um exame importante para certificar-se de que está tudo bem com a saúde da futura grávida. Por meio dele é possível obter o diagnóstico de várias enfermidades, infecções, além de quadros tóxicos. O hemograma completo ainda analisa a imunidade da mulher quando o assunto é hepatite B, rubéola e toxoplasmose.
Exame de fezes
O objetivo do exame é verificar a presença de bactérias e parasitas que podem provocar o surgimento de doenças que causam a perda de ferro e mineral, propriedades essenciais para a formação do bebê. Também faz uma avaliação da taxa da função imunológica das bactérias benéficas e do intestino.
Exame de urina
O exame aponta possíveis infecções no trato urinário, que podem estar relacionados a parto prematuro, abortos espontâneos e desnutrição do bebê. Por isso ele não pode ficar de fora de sua lista de check-up pré-gestacional. Sem contar que é um teste médico supersimples de se fazer, não causando qualquer desconforto à mulher.
Glicemia de jejum
Faz uma avaliação da presença ou o risco da doença de diabetes Melittus, mesmo que a futura gestante não aponte nenhum sinal para o problema. É fundamental fazer o exame de glicemia de jejum, já que se a mamãe apresentar a enfermidade há o risco de abortos espontâneos e até a má formação do bebê.
Tipo sanguíneo
Ter conhecimento do fator RH e do tipo sanguíneo dos futuros papais é primordial para garantir a saúde do bebê. O RH é uma proteína que pode ou não estar presente no sangue. Caso a mulher tenha o fator negativo e o homem positivo, há o risco de o filho nascer com RH positivo. O grande problema ocorre no momento do parto. Ao entrar em contato com o sangue do filho, o organismo da mãe desenvolve anticorpos para o fator positivo. Se o próximo filho também for RH positivo, provavelmente haverá risco na segunda gravidez. Mas não precisa se assustar, pois existe solução para a Eritroblastose Fetal. Basta tomar a vacina gamaglobulina anti-D, que reduz os riscos mencionados acima a quase zero. Ressaltando que se a mãe for fator positivo e o filho negativo, não há complicação, já que a doença não se manifesta nessa condição.
É muito importante fazer estes exames se você está planejando uma gravidez. Esta é uma forma de passar por esta fase com mais tranquilidade. E é ótimo para garantir sua saúde e a de seu filho durante toda a gestação. Portanto, marque uma consulta com seu médico e agende o quanto antes os exames.
Canal whtasapp: 71 99664-7555
Continue se preparando corretamente para a sua gestação: veja dez dicas para uma gravidez saudável.