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Vida e Saúde - Blog

Formas de prevenir a depressão no ambiente do trabalho.

quinta, 31 de agosto de 2017

A depressão é hoje uma das maiores causas de afastamento de colaboradores do ambiente de trabalho. Em 2016, 75 mil brasileiros precisaram se ausentar de suas atividades por conta da enfermidade, o que representa 37,8% de todas as licenças daquele ano motivadas por transtornos mentais e comportamentais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

Essa é uma enfermidade em que o tratamento é longo e prejudica muito a vida pessoal e profissional do seu colaborador. A depressão no ambiente do trabalho é caracterizada principalmente por tristeza profunda, falta de motivação e desânimo frequente.

Para a empresa, o afastamento de um funcionário prejudica o andamento do trabalho e dá sinais de que algo pode estar errado no ambiente. A boa notícia é que ela pode ser prevenida ou tratada logo nos primeiros sintomas iniciais, evitando ainda mais prejuízos.

Depressão no ambiente do trabalho: como prevenir

A doença pode ter causas genéticas ou ambientais. Alguns dos fatores que contribuem com o desenvolvimento de depressão no ambiente de trabalho são: discriminação ou assédio moral e sexual, relacionamento hostil entre colaboradores, demandas que o funcionário não dá conta, trabalho além do expediente, pressão, estímulo a competitividade não saudável, medo de perder o emprego, entre outros. Por isso, é importante tomar algumas atitudes para evitar a doença:

   - Valorize cada colaborador por suas qualidades individuais e a equipe pelo mérito conjunto;

   - Evite dar feedbacks negativos na frente de todos os colaboradores, prefira conversar pessoalmente;

   - Faça avaliações periódicas para dar um feedback ao colaborador, sugerir melhorias, elogiar e ouvir suas insatisfações;

   - Tenha um psicólogo disponível na empresa para ouvir os funcionários e descobrir sinais de depressão;

   - Disponibilize planos de carreira e dê condições dos seus funcionários crescerem;

   - Ofereça treinamento de liderança para gestores;

   - Acolha colaboradores com sinais de depressão oferecendo apoio.

A depressão no ambiente do trabalho é um assunto muito sério. Esta doença é uma das maiores responsáveis por incapacitar bons funcionários e já é considerada epidemia. Manter seus funcionários felizes não apenas evita o transtorno, como aumenta a produtividade, a inovação e a competitividade da empresa.

O que você tem feito para tornar o ambiente de trabalho mais saudável? Deixe seu comentário!

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