Como evitar a tensão e o estresse no trabalho?
Como evitar a tensão e o estresse no trabalho?
O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. A rotina de trabalho é apontada como a principal causa de irritação, cansaço ou falta de energia. Infelizmente, o estresse no trabalho afeta diretamente a saúde e está ligado a doenças que vão de gripes e resfriados até doenças mais graves, como as doenças cardíacas e a síndrome metabólica.
Embora a maioria das pessoas deseje viver um dia a dia tranquilo, encontrar um trabalho pouco estressante pode ser uma tarefa quase impossível. Além disso, nem sempre é possível trocar o trabalho atual por outro menos estressante. Uma maneira de driblar essa situação é adotando estratégias eficazes para reduzir o estresse no trabalho.
No post de hoje vamos dar algumas dicas de gerenciamento para te ajudar a contornar o problema. Acompanhe!
Como evitar o estresse no trabalho
Comece o dia com o pé direito
Depois tomar um café preto em vez de uma alimentação saudável e de enfrentar um trânsito, intenso muitas pessoas já chegam estressadas no trabalho.
Na verdade, a maioria de nós se torna muito mais reativo ao estresse em uma manhã que já começou cansativa e desgastante. Para evitar esse problema, comece o dia tomando um bom café da manhã e saia de casa mais cedo para evitar o trânsito. Isso fará você sentir-se menos estressado e mais animado para começar o dia.
Planeje o seu dia
Mesmo que você não seja uma pessoa muito desorganizada, planejar o seu dia com antecedência é uma ótima maneira de se ver livre do estresse.
Organizar bem a rotina de trabalho significa menos correria pela manhã e o fim dos atrasos. Além disso, planeje todas as tarefas que precisam ser executadas ao longo do dia, logo pela manhã. Um ambiente de trabalho organizado evita que você perca tempo com a desordem e garante um dia mais eficiente.
Se mantenha longe dos conflitos
Conflitos interpessoais afetam a saúde física e mental, por isso evite conflitos com seus colegas. Isso significa ficar longe de fofocas e gerar assuntos que possam causar discussões pessoais.
Use roupas confortáveis
O desconforto físico pode se tornar uma enorme fonte de estresse no trabalho. Uma cadeira desconfortável, por exemplo, pode causar dores nas costas e no pescoço tornando até mesmo as pequenas tarefas do dia a dia mais cansativas.
Ruídos excessivos, sapatos apertados e roupas desconfortáveis também são capazes de elevar o seu nível de estresse. Busque trabalhar em um local silencioso, confortável e relaxante. Para isso, sempre que possível, use fones de ouvido, roupas e sapatos confortáveis quando estiver no trabalho.
Faça uma tarefa de cada vez
A multitarefa já foi considerada uma ótima maneira de maximizar o dia. No entanto, fazer muitas coisas ao mesmo tempo diminui a precisão do trabalho que precisa ser feito e acaba por elevar os níveis de estresse.
A divisão de foco pode tornar até uma tarefa simples mais extenuante, o que acaba por deixar a maioria das pessoas mais tensa e cansada. Em vez de ser multitarefa, organize todos os trabalhos que precisam ser realizados em pequenos módulos sequenciais, e vá eliminado tarefa por tarefa, isso tornará o seu dia muito mais eficiente.
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