Alimentos orgânicos: quais são as vantagens?
Com a procura cada vez maior por saúde, qualidade e bem-estar, os supermercados e lojas estão pensando em maneiras de comercializar alimentos mais saudáveis para seus clientes. Entre essas opções, estão os alimentos orgânicos, muito mais saudáveis para o corpo humano e sustentáveis para o meio-ambiente.
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos com a ajuda de processos totalmente sustentáveis, sem uso de tecnologias ou químicos que podem prejudicar, em qualquer aspecto, o ambiente utilizado para seu cultivo. Para comprar um produto orgânico de verdade, é preciso estar atento ao selo que todos esses alimentos devem apresentar na embalagem. Somente esse selo é capaz de lhe garantir que esse produto passou por um processo de produção orgânica, validada por associações nacionais desse estilo de cultivo.
Você conhece os benefícios de consumir esses produtos? Confira no post de hoje!
Fazem bem para a saúde
Você provavelmente sabe que um dos maiores problemas da ingestão de frutas, vegetais, legumes, cereais e outros produtos cultivados em lavoura é a alta ingestão de substâncias químicas e agrotóxicas. Essa, inclusive, é questão que ainda levanta muita polêmica quando o assunto é a sua influência em nossa saúde, visto que, mesmo com estudos científicos comprovando seu risco para o nosso organismo, o uso dessas substâncias é uma das poucas opções de alternativas para conseguir uma produção agrícola em larga escala.
Se você pode e pretende cuidar da sua saúde de perto, os alimentos orgânicos lhe ajudam a evitar a exposição a esse conhecido risco.
São alternativas mais nutritivas
Você sabia que os alimentos orgânicos são apontados por médicos e nutricionistas como opções mais saudáveis para montar refeições naturais do que os produtos que tão cultivados da maneira tradicional? Isso acontece porque os alimentos que crescem em solos que não sofrem o efeito de químicos e agrotóxicos recebem mais nutrientes no seu desenvolvimento, se tornando mais ricos e, especialmente mais saborosos e com aromas irresistíveis.
Ajudam a cuidar do meio ambiente
Um dos maiores benefícios que os alimentos orgânicos podem oferecer para a nossa vida é a sua produção sustentável e que não agride o meio ambiente - que é, aliás, o motivo da origem desse tipo de produção.
Os alimentos orgânicos são produzidos seguindo uma rotina específica de práticas sustentáveis, que garantem a saúde do ambiente que estão utilizando para se desenvolver. A rotação de culturas, o não uso de agrotóxicos, a preocupação com a contaminação dos lençóis d’água e a proteção à vida animal e a vegetal são algumas das premissas da produção orgânica de alimentos.
Valoriza os produtores locais
Exatamente por demandar um maior cuidado com sua produção é que muitas grandes produtoras de alimentos não conseguem seguir premissas orgânicas para garantir a larga escala e o lucro ao final da atividade. Por isso é que os pequenos produtores, que são capazes de seguir as orientações orgânicas, são os principais responsáveis por esse mercado cada vez mais valorizado.
Comprar orgânicos, portanto, é ajudar essas pequenas populações que tem o cultivo como a principal, ou única, forma de sustento de sua família.
Você tem o hábito de consumir alimentos orgânicos? Algumas dessas vantagens se apresentam como relevantes para você? Conte para a gente!