Açúcar: conheça mitos e verdades
Hoje nós temos uma nação viciada em açúcar. Em 1915, a média nacional de consumo de açúcar (por ano) era de cerca de 6 a 9 kg por pessoa. Hoje, um adulto consome em média o equivalente ao seu peso em açúcar, além de mais de 10 kg de xarope de milho. O fato é que o corpo humano não pode tolerar grandes quantidades de carboidratos refinados. Os órgãos vitais do corpo são realmente danificados por essa ingestão de açúcar tão brutal.
Conheça 6 fatos perturbadores a respeito do açúcar.
1. Os açúcares industrializados não possuem qualquer tipo de nutriente
Os açúcares como sacarose ou a frutose do xarope de amido contém centenas de calorias, porém nenhum nutriente essencial. É por isso que chamamos de “calorias vazias”, ou seja não há proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas ou minerais. Apenas energia pura. Quando se consome mais de 10-20% das calorias diárias em forma de açúcar, há grandes chances do desenvolvimento de deficiências nutricionais.
2. O açúcar industrializado possui altos níveis de frutose, que pode sobrecarregar o seu fígado
A frutose só pode ser metabolizada pelo fígado em certas quantidades. É claro que não tem problema comer um pouquinho a mais (frutas, por exemplo), ou ao finalizar suas atividades físicas. Neste último caso, a frutose é transformada em glicogênio e é armazenado pelo fígado até precisarmos dele.
No entanto, se o fígado está repleto de reservas de glicogênio, ao comer ainda mais alimentos com frutose, ele transformará esta em gordura. Ainda, se você fizer disto um hábito, ocorrerá o acúmulo de gordura no fígado, levando a inúmeros problemas hepáticos.
Lembre-se de que nada disso se aplica quando nos alimentamos de frutas. Não existe possibilidade de sobrecarregar o organismo de frutose a partir do consumo de frutas.
4. Açúcar em excesso pode levar à resistência de insulina, um passo a mais em direção à diabetes e à síndrome metabólica
A insulina é um hormônio muito importante para o nosso corpo, ele permite que a glicose (açúcar no sangue) entre nas células e as avise que é preciso queimá-la, ao invés da gordura. Ter excesso de glicose no sangue é altamente tóxico e uma das razões para o desenvolvimento de complicações do diabetes, como a cegueira.
Uma característica da disfunção metabólica, que é causada pela dieta ocidental, é que a insulina deixa de funcionar como deveria. Tornando as células "resistentes" à ela. Este problema é conhecido como resistência à insulina, que acredita-se ser o fator principal de muitas doenças, incluindo a síndrome metabólica, obesidade, doença cardiovascular, e principalmente o diabetes tipo II.
5. Por conta da liberação massiva de dopamina no cérebro, o açúcar é altamente viciante
O açúcar pode ser viciante para milhares de pessoas. Assim como os entorpecentes, o açúcar provoca uma liberação de dopamina no centro de recompensa do cérebro.
O problema com o açúcar e muitas (quase todas) comidas processadas é que estes causam uma liberação maciça de dopamina, muito maior do que jamais fomos expostos a partir de alimentos encontrados na natureza. Por esta razão, as pessoas que têm uma suscetibilidade ao vício, podem tornar-se altamente viciados em açúcar e outros alimentos industrializados ou de fast food.
6. O açúcar é um dos principais contribuidores para a obesidade em crianças e adultos
A forma com que o açúcar afeta nosso hormônios e o nosso cérebro é uma receita desastrosa para o ganho de peso. Esta receita é composta principalmente pela diminuição da saciedade, o que leva as pessoas viciadas a perderem o controle sobre o seu consumo.
Não surpreendentemente, as pessoas que consomem mais açúcar são de longe as mais propensas a se tornarem obesas ou desenvolver sobrepeso. Isso se aplica a todos os grupos etários.
Muitos estudos examinaram a relação entre o consumo de açúcar e obesidade e encontrou uma forte associação estatística. As evidências são especialmente gritantes nas crianças, onde cada porção diária de bebidas adoçadas com açúcar está associado a um aumento de 60% na tendência à obesidade.
E você, como faz para reduzir o consumo de açúcar na sua alimentação? Conhece alguém viciado em doces? Compartilhe nos comentários!