O que é ortopedia e quando procurar essa especialidade?
A ortopedia é uma especialidade médica que atua no estudo e tratamento de doenças, lesões e deformidades do aparelho locomotor, como articulações, músculos, ossos e ligamentos.
Muitas vezes, também vem acompanhada da traumatologia, que trata os traumas oriundos de fraturas e lesões, geralmente causados por acidente – quedas, desportos, acidentes de trânsito – e que são uma das principais fontes de problemas atendidos por essa especialidade.
Entre as partes do corpo humano que mais sofrem lesões tratadas pela ortopedia estão
- - mãos e pés;
- - tornozelos;
- - ombros;
- - quadril;
- - coluna;
- - cotovelos.
Entre as categorias básicas de especialidade médica, a ortopedia faz parte da cirurgia, o que significa que o médico ortopedista também pode atuar como cirurgião sem ter que, necessariamente, passar pela formação em cirurgia geral.
Portanto, o especialista em ortopedia atua, sobretudo, na prevenção, estudo e no tratamento dos problemas relacionados à área.
Principais doenças tratadas pela ortopedia
A ortopedia é responsável pelo tratamento de diversas doenças, além das lesões. Algumas possuem um nível de gravidade menor, mas outras podem comprometer totalmente o sistema motor, e por isso o acompanhamento médico é tão importante, sobretudo preventivamente.
Entre as doenças mais comuns podemos destacar
Artrose
A artrose é causada pela degeneração e frouxidão da articulação, que levam ao inchaço, dor e rigidez nas juntas, além da dificuldade em realizar movimentos. É uma doença crônica e degenerativa, que apesar de não ter cura, é tratada com medicamentos para alívio da dor e da inflamação. E também com fisioterapia e exercícios de estimulação, que retardam o desenvolvimento da doença.
Dores articulares (artralgia)
Geralmente causada por outras doenças, a artralgia se caracteriza por dores nas articulações. Pode ser proveniente de osteoartrite, gota, artrite reumatoide, entre outras.
Lombalgia
A lombalgia se caracteriza pela dor lombar, geralmente causada por uma lesão no músculo (tensão) ou no ligamento (entorse), devido a má postura, levantamento impróprio, falta de exercícios físicos regulares, disco rompido, fraturas ou artrite.
Na maioria dos casos, a dor desaparece após um período de duas a quatro semanas com o uso de analgésicos e fisioterapia, quando recomendada. Mas em casos persistentes, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.
Lesão nos ligamentos
As lesões nos ligamentos costumam estar relacionadas às atividades esportivas de contato (corrida, salto, esportes coletivos como futebol, entre outros). São classificadas em três graus
- - 1º grau: entorse do ligamento, sem instabilidade;
- - 2º grau: entorse com detecção de instabilidade, mas com continuidade das fibras;
- - 3º grau: ruptura total do ligamento.
Dores musculares (mialgia)
A dor muscular, chamada de mialgia, costuma ser decorrente de atividades físicas (sobretudo quando o exercício é realizado pela primeira vez), permanecer deitado ou sentado por períodos longos, além de distensões e entorses.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação dos tendões que fazem a ligação entre o músculo e o osso. Está entre os problemas ortopédicos mais comuns, e pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, em diferentes partes do corpo.
Geralmente, aparece em regiões como ombros, joelhos, cotovelos, pés, mãos, braço, quadril e tornozelo. Os sintomas variam conforme a região atingida, e os mais comuns são dor local, vermelhidão e dificuldade para fazer movimentos.
Problemas ortopédicos em crianças e idosos
A ortopedia costuma tratar nas crianças alguns problemas relacionados com deformidades ósseas e fraturas. Nos idosos, os problemas mais comuns são a artrose e a osteoporose.
Diferença entre ortopedia e traumatologia
A especialidade de Ortopedia e Traumatologia é uma só. Contudo, a ortopedia trata dos problemas de ordem anatômica e fisiológica do aparelho locomotor. Já a traumatologia, apesar de atender o mesmo sistema, possui um foco direcionado para lesões provocadas por movimentos e impactos, como fraturas, contusão, luxação e acidentes, por exemplo.
Quando procurar um ortopedista?
É muito comum que se procure ajuda de um ortopedista somente em casos de urgência e emergência, como fraturas e lesões. No entanto, quando o corpo dá sinais de que algo não está bem, é fundamental buscar atendimento médico como forma de prevenir o surgimento de um problema mais grave.
Nesses casos, o ortopedista auxilia na identificação de problemas que podem, até mesmo, incapacitar uma pessoa. Por isso, diante de alguns sintomas, como os listados a seguir, é hora de procurar esse especialista
- - dores constantes nas costas;
- - formigamentos;
- - rigidez nas juntas, sobretudo pela manhã;
- - sensação de calor nas articulações;
- - cansaço excessivo;
- - inchaço nas articulações.
Além disso, é importante prestar atenção em toda a estrutura corporal, e ficar atento para mudanças que afetam a locomoção ou causem desconforto permanente.