INFECTOLOGIA: Nova especialidade médica em Camaçari.
Mais uma especilidade médica em Camaçari!
A partir de agora, a clínica Santa Helena em Camaçari conta com a especialidade de Infectologia.
Saiba tudo sobre a especialidade e quando procurar o Médico Infectologista.
A infectologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata as doenças infecciosas e parasitárias, ou seja, causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos. É considerada uma especialidade generalista, por ser uma área bem abrangente, em que o médico se envolve com doenças e problemas de saúde bem variados.
As doenças infecciosas são transmitidas pelos agentes infecciosos, microorganismos muito complexos que atingem o nosso corpo de várias maneiras, em todos os órgãos e sistemas. Os agentes podem ser transmitidos por via respiratória, digestiva, contato direto na pele e mucosas, sexual, transfusão sanguínea e acidentes com agulhas e seringas.
O médico especializado em infectologia é responsável por diagnosticar e tratar os doentes portadores destas doenças em hospitais, durante as internações. O infectologista também atua no consultório, acompanhando casos ambulatoriais, e nas secretarias municipais e estaduais de saúde fazendo a prevenção e controle dessas infecções.
As infecções quase sempre acometem um órgão específico. Então, o paciente costuma procurar o especialista responsável pelo tratamento de doenças relacionadas a este órgão. No entanto, muitas vezes, esse especialista consegue solucionar o problema do órgão, mas não da infecção. São nessas situações que o infectologista pode, e deve, entrar em ação.
Agende sua consulta: 71 3622-7555
Quando procurar um infectologista?
1 - Contato com animais peçonhentos
O médico infectologista diagnostica e passa o tratamento adequado para acidentes com animais peçonhentos, como picadas de cobra, de escorpião, de abelha, acidentes com lagartas de fogo, caravelas etc. Portanto, em situações assim, esse é o profissional que deve ser procurado primeiro.
2 - Doenças causadas por bactérias
Pacientes com tétano, difteria, sífilis, meningite e pneumonia podem ter um tratamento diferenciado quando são atendidos por um infectologista. Afinal, ele é o médico especializado nesse tipo de doenças, que estudou muito sobre cada uma delas.
3 - Doenças causadas por vírus
Nem todas as "viroses" são simples e fáceis de serem tratadas. Doenças como AIDS, dengue, mononucleose, hepatites, febre amarela, gripe e ebola são causadas por vírus e devem ser avaliadas por um infectologista.
4 - Doenças causadas por fungos e protozoários
As mais comuns são candidíase, paracoccidioidomicose (fungos) e amebíase, giardíase, malária, doença do sono, larva migrans, parasitoses intestinais (protozoários).
5 - Infecções hospitalares
Infelizmente, esse é um problema muito comum que acaba acometendo os pacientes que ficam internados por muito tempo em hospitais, devido a sua saúde já debilitada e o contato com a área de risco. O infectologista pode trabalhar no combate e prevenção dessas doenças, recomendando o uso adequado de antibióticos e criando protocolos hospitalares de segurança.
Quer marcar uma consulta com um infectologista? Entre em contato com a nossa central de atendimento: 71 3622-7555